Ponte Hercílio Luz iluminada. Imagem: Roberto Zacarias/Secom
A iluminação cênica será acionada todas as noites e as cores temáticas serão definidas a partir de um planejamento mensal
A “Velha Senhora” voltou a ficar iluminada com mais de sete mil projetores realçando os detalhes da estrutura que é um dos cartões postais de Santa Catarina. A cerimônia para o lançamento da nova iluminação da ponte Hercílio Luz foi realizada na noite do último domingo (15) e encantou milhares de pessoas. O investimento foi de R$ 10 milhões do Governo do Estado. Há mais de uma década as silhuetas da Hercílio Luz desapareciam ao entardecer ficando apenas com a pista iluminada. São mais de 1.300 projetores na estrutura, além de 5.600 nos pendurais e de 150 nas torres. Da mesma forma, foi implantada toda a infraestrutura necessária para o funcionamento e controle dos equipamentos. Sendo 124 projetores LED RGB distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres, além de 5500 pontos LED RGB, de última geração.
O evento contou com a participação do governador Jorginho Mello. Segundo ele o objetivo foi proporcionar aos moradores de Florianópolis uma nova forma de enxergar a ponte e uma lembrança marcante para os turistas. “A ponte é um cartão de visita do estado e da capital, pela beleza dela e pela recuperação que ela que ela teve. Temos que pensar que essa iluminação é deixa-la mais bonita ainda, refletindo suas cores. Na semana, de segunda a quinta, a ponte vai ficar com luz branca e na sexta, sábado e domingo, a gente pediu para que tenha todo o jogo de luzes para que realmente dê um encanto maior para as pessoas que vão visitar Floripa. Eu não tenho dúvida que vai acrescer no nosso Natal e na estação de verão”, disse o governador.
A iluminação cênica será acionada todas as noites. As cores temáticas serão definidas a partir de um planejamento mensal que será feito pela área técnica da Superintendência de Obras Civis (SOC) da SIE. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto destacou que o Governo do Estado de um presente para a cidade a poucos dias do Natal. “A ponte vai poder mudar de cor, quando for preciso quando for necessário, quando for interessante. Fora isso, ela volta a ter a sua cor tradicional com todos os pontos brancos na iluminação e vai devolver ao nosso cartão-postal essa beleza adicional. Sozinha, ela já é bonita, agora vai ficar maravilhosa”, comemorou o prefeito.
O trabalho levou cerca de um ano para ser finalizado com trabalhadores enfrentando condições climáticas adversas a mais de 70 metros de altura. “Para nós é motivo de grande alegria, que a nossa capital após 10 anos volta a ter a sua ponte iluminada. E do aspecto turístico, é isso que o turista vem fazer aqui, encontrar um pouco das belezas de Santa Catarina aqui na capital. Pra gente isso é muito importante e essa temporada de verão vai ser esplêndida, a gente não tem dúvida”, declarou a secretária adjunta do Turismo, Catiane Seif.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A Ponte
Inaugurada no dia 13 de maio de 1926 a ponte teve o objetivo de ligar a Ilha de Santa Catarina ao continente e facilitar um trajeto que apenas era realizado por barcos e barcaças. Anteriormente bastava um forte vento ou um mar agitado para impedir a travessia e isolar por completo a Capital catarinense. Com isso, o governador Hercílio Luz desafiou engenheiros do Brasil e estrangeiros. A empresa americana Byington and Sundstrom aceitou a provocação e trouxe a ideia da ponte pênsil com barras de olhal. O projeto era mais viável economicamente e atendia a necessidade da época.
A equipe do projeto original era coordenada pelos engenheiros Steinman e Robinson. Os desenhos de produção dos componentes e a fabricação da estrutura metálica foram realizados pelas empresas norte americanas United States Steel Products Company e American Bridge Company. Quatro navios de grande porte foram necessários para trazer as peças a Florianópolis, percorrendo 9.655 quilômetros. O material chegou ao canteiro de obras em perfeitas condições. A princípio a ponde se chamaria “Independência” e no dia 8 outubro de 1924, chegou a ser inaugurada simbolicamente já que a saúde do então governador Hercílio Luz estava debilitada. Na mesma semana, a ponte recebeu o nome de Hercílio Luz após a uma proposta realizada na Assembleia Legilativa. O governador faleceu no dia 20 de outubro.
Confira as imagens da construção:
Assim, 570 dias após a morte do idealizador, a Ponte Hercílio Luz foi inaugurada. Por quase 56 anos, a Ponte Hercílio Luz foi um importante instrumento da mobilidade urbana em Florianópolis, mas recebeu poucos serviços de manutenção. Devido às condições precárias e à deterioração das barras de olhal a estrutura foi interditada e a Ponte Colombo Salles, inaugurada cerca de sete anos antes, passou a ser a única ligação entre ilha e continente. Nos anos seguintes, a ponte chegou a ser reaberta parcialmente, mas foi novamente interditada em 1991. O Cartão postal apenas voltou a receber visitantes no dia 30 de dezembro de 2019, após a reforma ser entregue pelo Governo do Estado.
Governador anuncia ações de prevenção e combate a dengue em SC
O investimento é de R$ 8 milhões e vai ajudar os municípios na redução da mortalidade da doença
O anúncio foi realizado na manhã desta sexta-feira (13) pelo governador Jorginho Mello, durante coletiva na sede da Defesa Civil Estadual. As ações vão desde campanhas para eliminar os criadouros do mosquito e recolher pneus, até a compra de um equipamento para auxiliar no manejo clínico dos pacientes. Apenas este ano foram registrados, até o momento, 346.625 casos prováveis de dengue no estado e 340 pessoas morreram em…