2024 bate recorde em relação a acidentes aéreos. Imagem: Reprodução / Redes Sociais.
Acidente em Gramado, no Rio Grande do Sul, e a queda do avião comercial em Vinhedo, em São Paulo impactaram o ano
Em 2024 o número de mortes provocadas por acidentes aéreos no Brasil atingiu o maior patamar desde o início da série histórica. Os números começaram a ser compilados em 2014, ou seja, é o maior número de vítimas em acidentes nos últimos dez anos. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, da Força Aérea Brasileira.
Apenas neste ano, já foram registrados 138 mortes em decorrência de 40 acidentes aéreos fatais. Estes números englobam ocorrências que aconteceram tanto com aviões quanto com helicópteros.
No último ano, em 2023, foram registrados 77 mortes em outros 30 acidentes aéreos fatais. Já em 2022, embora tenha acontecido um número maior de acidentes aéreos, 36 ocorrências, o número de mortes foi menor com 49 vítimas. Assim, 2024 atingiu o recorde negativo com maior número de vítimas em decorrência de acidentes aéreos. O segundo ano com mais vítimas foi 2016, com 104 óbitos em 45 acidentes fatais.
No último domingo dez pessoas perderam a vida em decorrência da queda de um avião particular em Gramado, no Rio Grande do Sul. Em agosto desse ano, um avião comercial da Voepass caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, e resultou na morte de 62 pessoas.