A abertura de novos leitos está sendo estudada. Imagem Secom.
O foco é a ampliação do suporte a pacientes críticos e apoiar as cirurgias eletivas
A saúde de Santa Catarina recebeu neste ano o reforço de 104 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atendimento pelo SUS. No total, a atual administração estadual colocou em funcionamento 254 novos leitos. Outros150 foram abertos em 2023. Agora são 1.411 leitos de UTI ativos e o estado foi o que mais incorporou leitos de UTI SUS no país.
Os leitos buscam atender pacientes SUS de todo o estado através do sistema de regulação. Eles foram distribuídos entre neonatais (61), pediátricos (73) e adultos (100), abrangendo todas as macrorregiões. O principal foco é o aumento da capacidade de atendimento, proporcionando ampliação do suporte a pacientes críticos e apoiando a realização de cirurgias eletivas. “Os leitos são fundamentais para a realização das cirurgias eletivas e diminuir os vazios assistenciais em algumas regiões”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Para os próximos meses está prevista a abertura de 40 novos leitos de UTI. Serão 10 leitos neonatais no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e 10 leitos para adultos no Hospital Santo Antônio, em Itapema. Também serão disponibilizados 10 leitos de UTI adulto na Fundação Hospitalar de Rio Negrinho e outros 10 no Hospital Regional do Oeste. S Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue debatendo com outros municípios e hospitais a possibilidade de ampliações, principalmente, no Oeste catarinense, Foz do Rio Itajaí e Grande Florianópolis.
Santa Catarina fecha o ano com avanços na economia
O aumento da atividade econômica, elevação da produção industrial e as vendas do comércio refletem no mercado de trabalho aquecido e geração recorde de empregos
Santa Catarina registrou em 2024 aquecimento nos setores da indústria, comércio e serviços, apresentando alta de 4,7% na atividade econômica. O ano foi marcado por indicadores positivos na economia, como a menor taxa de desocupação em 10 anos, de 2,8%, e o recorde de geração de empregos formais, com…