8 de janeiro de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Saúde alerta sobre doenças diarreicas no verão; veja como se prevenir

Foto: Julio Cavalheiro/Arquivo/Secom

Hospitais registram aumento nos atendimentos relacionados a casos

Com a chegada do verão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu um alerta para o aumento de casos de doenças diarreicas agudas, reforçando a importância de medidas de higiene e controle para evitar adoecimentos e transmissões. Hospitais com emergência porta aberta, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, relatam um aumento na procura por atendimento relacionado a essas doenças. Os casos têm sido leves, tratados com reidratação e cuidados clínicos, e o atendimento segue normal.

Para minimizar os riscos, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) destaca cuidados essenciais, como garantir que a água consumida seja tratada, fervida ou mineral, e evitar alimentos de procedência duvidosa, como frutos do mar crus e carnes mal passadas. Na praia, a atenção deve ser redobrada com a higiene e a refrigeração de alimentos, além de evitar bebidas e alimentos que não apresentem condições adequadas de conservação.

 

A higienização das mãos é fundamental, principalmente antes e depois de manipular alimentos, trocar fraldas ou frequentar locais públicos. Também é recomendado evitar o consumo de alimentos com aparência ou aroma alterados, mesmo dentro do prazo de validade, e não frequentar áreas impróprias para banho.

Crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas estão entre os mais vulneráveis a casos graves, podendo evoluir para desidratação severa. Nesses casos, é crucial monitorar sintomas e procurar atendimento médico ao invés de recorrer à automedicação.

           

             

Fundação Cultural BADESC promove 1ª roda de conversa de 2025

Aberto para visitação, o espaço recebe até 9 de janeiro a exposição “Água Mole, Pedra Dura”, de Camila Martins

A primeira roda de conversa de 2025 da Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, será na noite da quinta-feira, dia 9 de janeiro, último dia de visitação da exposição “Água Mole, Pedra Dura”, da artista Camila Martins. A entrada é gratuita e o bate-papo começa a partir das 19h no Espaço Paulo Gaiad.

Continue lendo