Foto: PMI/Reprodução
Justiça determinou bloqueio de R$ 1,05 milhão, equivalente a material desviado
Duas pessoas foram presas preventivamente na manhã desta quarta-feira (8) em uma operação da Polícia Civil (PCSC) em apoio a uma investigação que apura supostos crimes na execução de licitações para a aquisição de saibro, cometidos por empresários em conluio com funcionários públicos da Prefeitura de Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina.
A Operação “Castelo de Barro” afastou também um servidor da Prefeitura, responsável pela fiscalização e autorização dos pagamentos, e cumpriu sete mandados de busca e apreensão em residências dos investigados nas cidades de Imbituba, Garopaba e Imaruí. As prisões seriam do casal de donos da empresa investigada e ocorreram em Garopaba.
A Justiça determinou também o bloqueio de valores em até R$ 1,05 milhão, que seriam aproximados dos desvios de cargas de saibro apurados na investigação até o momento.
Investigação apura desvio de cargas de saibro
A investigação teve início em outubro de 2024, quando a PCSC identificou movimentações atípicas na aquisição de saibro pela Prefeitura Imbituba. De acordo com a Polícia, a quantidade adquirida do material era muito superior aos anos anteriores, sem que houvesse qualquer justificativa plausível. O saibro era fornecido pela empresa vencedora do processo licitatório, que tinha o prazo de um ano. A contratação desta empresa, sediada em Imaruí, ocorreu em junho de 2024.
As investigações descobriram que, durante os meses de julho, agosto, setembro e início de outubro do ano passado, a quantidade de saibro entregue pela empresa foi o dobro da adquirida pela Prefeitura de Imbituba em todo o ano anterior (2023/2024), e em 50% de toda a aquisição do ano de 2022/2023.
A PCSC apurou que a empresa vencedora da licitação entregava, em média, apenas três cargas para cada 10 que eram pagas pelo município. Outro ponto que chamou a atenção dos investigadores foi a execução da licitação, que ocorreu quase que em sua totalidade nos três meses iniciais do contrato, que coincidiu com o período eleitoral.
Ainda de acordo com a polícia, houve o registro de cargas do material que foram desviadas para endereços particulares e empresas nas cidades de Imbituba, Imaruí e Garopaba, inclusive para obras públicas no município de Imaruí.
A reportagem do TVBV Online tentou entrar em contato com a Prefeitura de Imbituba para ter um posicionamento sobre a operação, porém, sem sucesso.
Mulher tenta matar marido no Centro de cidade no Oeste catarinense
Vítima foi atingida com um golpe de canivete no peito
Uma mulher de 30 anos foi presa em flagrante na tarde dessa terça-feira (7) após esfaquear o marido no Centro de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. O homem, de 44 anos, foi atingido no peito e levado para o pronto-socorro do Hospital São Paulo, onde recebeu atendimento médico.