10 de janeiro de 2025
TVBV ONLINE
Turismo

Visitantes precisarão de autorização para acessar a Ilha do Campeche

Foto: Leonardo Sousa/PMF

Mudança definida pela Prefeitura da Capital passa a valer a partir deste sábado (11)

A partir deste sábado (11), os interessados em visitar a Ilha do Campeche, disputado destino paradisíaco em Florianópolis, precisarão solicitar uma autorização de visitação diretamente à Prefeitura. A medida foi adotada após o limite de 800 pessoas por dia ser extrapolado uma série de vezes durante esta temporada, principalmente por embarcações não autorizadas a fazer o transporte de passageiros.

As novas diretrizes para transporte e desembarque de visitantes durante a temporada de verão têm como objetivo preservar o meio ambiente, garantir a segurança dos visitantes e o cumprimento das cotas diárias de visitação, conforme determinação judicial, e foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.

Entre as mudanças, a Prefeitura de Florianópolis destaca a obrigatoriedade da autorização individual para visitação, que deve ser solicitada antecipadamente no site. Após o cadastro, os interessados devem selecionar a associação responsável pelo transporte, além de definir a data do embarque. Os ingressos podem ser apresentados digitalmente, diretamente pelo smartphone, ou em versão impressa.

A autorização incluirá informações como o nome do visitante, a data da visita e o meio de transporte escolhido. Além do ingresso, é necessário apresentar um documento de identidade, pois as autorizações são individuais e intransferíveis. O ingresso não inclui o transporte, sendo necessário contratá-lo separadamente.

O translado comercial para acessar a ilha será restrito a embarcações devidamente autorizadas e vistoriadas. As 800 vagas serão distribuídas entre diferentes associações e opções de transporte. O acesso à ilha também poderá ser realizado por meios próprios, como caiaques ou embarcações particulares, desde que sejam seguidas as regras estabelecidas para visitação.

A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública prevê ainda um rigoroso controle e fiscalização, incluindo auditorias e monitoramento por drones, além de atribuir aos transportadores a responsabilidade de verificar a documentação dos visitantes antes do embarque.

Sem possibilidade de reagendamento

A medida estabelecida pela Prefeitura de Florianópolis gerou indignação por parte de frequentadores da Ilha do Campeche, principalmente por conta do sistema que faz a emissão das autorizações. Uma das limitações é em relação à impossibilidade de cancelar ou remarcar a emissão da autorização caso a pessoa desista do passeio sofra imprevistos, como o mau tempo por exemplo. Com isso, a vaga que tinha sido reservada não será utilizada naquele dia. Existe também reclamações de que o sistema não beneficia membros de comunidades locais que atuam no transporte e na preservação da Ilha há décadas.

Questionada, a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública confirmou que só é possível realizar até dois agendamentos por mês por pessoa, e que o sistema possui um alerta de que a data agendada não pode ser modificada. Segundo a medida foi adotada para evitar fraudes no sistema.

           

             

Surfistas catarinenses disputam o Campeonato Mundial Júnior

Léo Casal e Laura Raupp representam a capital catarinense, já Heitor Mueller São Francisco do Sul

O Campeonato Mundial Júnior da WSL está sendo realizado pela primeira vez nas Filipinas na Praia Urbiztondo. Os surfistas catarinenses, Léo Casal, Heitor Mueller e Laura Raupp, vão representar Santa Catarina e o Brasil na competição que inicia na próxima segunda-feira (13). Na busca pelo título estão 24 surfistas na categoria masculina e 24 na feminina. Podem participar do campeonato atletas com até 20 anos de idade.

Continue lendo