23 de janeiro de 2025
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Santa Catarina amplia Programa de escolas cívico-militares em 2025

O governo entende ser um modelo de sucesso e a criação de novas escolas atende pedidos das comunidades / Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom

Conforme o governador Jorginho Mello (PL), Santa Catarina segue investindo no ensino e, em 2025, terá cinco novas escolas cívico-militares nas cidades de Araranguá, Itajaí, Mafra, Curitibanos e Ibirama. Agora, o programa estadual contará com 15 unidades que reforçam a disciplina, os valores cívicos e a qualidade no ensino público. O modelo, inicialmente criado no governo Jair Bolsonaro, foi desativado em âmbito federal pelo governo atual. No entanto, Santa Catarina adotou um programa próprio para assegurar a continuidade e a expansão da iniciativa no estado, por meio do decreto Nº 426, assinado pelo governador. O projeto prevê a manutenção das escolas que já operam neste modelo e a ampliação para mais unidades.

Ex-prefeito de Blumenau no comando da Defesa Civil em SC

O próprio Hildebrandt antecipou a informação através das redes sociais / Foto: Redes sociais do ex-prefeito

O governador Jorginho Mello (PL) ainda não comunicou oficialmente a indicação do ex-prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (PL), como novo comandante da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. No entanto, a notícia já está nas redes sociais de Hildebrandt. Segundo ele, no ano passado o governador já havia sinalizado sobre a possibilidade de lhe dar o comando da Pasta, que houve a confirmação nesta última quarta-feira (22). O ex-prefeito disse estar feliz e grato pela confiança na gestão de uma pasta tão importante para a população catarinense, especialmente para o todo o Vale do Itajaí. “Cuidar das pessoas sempre foi minha premissa na gestão da Cidade de Blumenau e certamente não será diferente agora! Aguardarei o contato do Governador e da Casa Civil para alinharmos o início dos trabalhos e detalhes da nova jornada.

Renovação de acordo garante exames de DNA gratuitos em SC

Parceria entre TJSC, MPSC e Udesc amplia acesso ao reconhecimento de paternidade. A renovação é válida até 2030 / Foto Pixabay.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e o Instituto Paternidade Responsável (IPR) renovaram, por mais cinco anos, o acordo de cooperação que garante a realização de exames de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade. Em funcionamento desde 2007, o Programa DNA em Audiência em Santa Catarina (Prodnasc) beneficia famílias em situação de vulnerabilidade econômica em todas as comarcas do estado. O acordo viabiliza a realização dos exames em procedimentos administrativos e judiciais, desde que as partes comprovem hipossuficiência de recursos. Todas as comarcas do Estado estão incluídas no programa, que organiza a coleta de material genético e a execução dos testes conforme o procedimento estabelecido pela Resolução n.º 03/2007-GP/CGJ. Os exames são realizados pelo Laboratório de Análises Genéticas do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc, em Lages, único no Estado a oferecer o serviço gratuitamente.