2 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Política

Hugo Motta e Davi Alcolumbre são eleitos presidentes da Câmara e do Senado

Com informações de Agência Brasil | Foto: Bruno Spada/ Câmara dos Deputados

Candidatos foram eleitos com ampla maioria e acordos entre diversos partidos

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foram eleitos os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente, na tarde deste sábado (1ª).

Motta 444 votos dos 513 deputados. Aos 35 anos, ele será o mais jovem presidente da Casa desde a redemocratização do país, mas carrega uma experiência cinco mandatos consecutivos como deputado federal pela Paraíba. Ele era o favorito na disputa, com apoio do PT, PL, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD. Juntos, eles representam 494 dos 513 deputados federais.

 

Os dois concorrentes na disputa, Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) obtiveram 31 e 22 votos, respectivamente. Houve o registro de dois votos em branco. O mandato de Motta vai até fevereiro de 2027, quando haverá eleição para a mesa diretora de uma nova legislatura.

Além de ser o principal representante da Câmara dos Deputados, o presidente da Casa Legislativa é quem define a pauta de votações do plenário e supervisiona os trabalhos da instituição, incluindo as diversas comissões temáticas. O presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória de presidente da República, após o vice-presidente, e integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.

Senado

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Do outro lado do Congresso Nacional, Alcolumbre recebeu 73 dos 81 votos. Também concorreram ao cargo os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE).

O presidente do Senado é também o chefe do Poder Legislativo e, portanto, é ele quem preside o Congresso Nacional. Entre as funções do cargo estão empossar o presidente da República e convocar extraordinariamente o Congresso Nacional em caso de decretação de estado de defesa nacional ou de intervenção federal. É ele também quem recebe os pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Cabe ainda ao presidente do Senado definir a pauta das sessões da própria Casa e do Congresso como um todo.