Foto: Jonatã Rocha/Secom
Série histórica mostra que janeiro também teve queda de 50% nos feminicídios
O mês de janeiro foi histórico para a Secretário de Estado da Segurança Pública (SSP). No primeiro mês do ano, de acordo com a Gerência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência Estratégica, Santa Catarina registrou o menor número de homicídios (49) desde o início da série histórica, em 2008.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Além disso, não houve registro de latrocínios (roubo seguido de morte), lesões corporais seguidas de morte e apontou a menor taxa de feminicídio da série histórica, com três vítimas.
Em 2016, ano de maior registro, foram 91 vítimas, o que equivale a 85,7% de redução. O levantamento da Gerência de Estatística e Análise Criminal mostra também que 90% dos municípios catarinenses não registraram homicídios no mês. E das cidades que registraram, nenhuma delas ultrapassou cinco mortos. Este é o menor número registrado para o período, superando o índice de 52,9%, em 2024 e os 49,8% de 2023.
Violência doméstica reduziu 24,4% em comparação a 2024, foram 7.036 ocorrências em janeiro de 2025, enquanto janeiro de 2024 foram 9.442 casos.
“Essa redução histórica dos indicadores é fruto de uma gestão comprometida, que investe em equipamentos, em tecnologia, em inteligência e, principalmente, na valorização dos nossos profissionais da segurança”, destaca o governador Jorginho Mello.
Figueirense encara duelo de seis pontos no Estádio Orlando Scarpelli
Atual terceiro colocado, o Furacão recebe o Brusque, quinto colocado, na noite desta quarta-feira
A sétima rodada do Campeonato Catarinense 2025 não deve ser fácil para o alvinegro do Estreito. O Brusque vem de vitória no último jogo e pretende repetir o feito na noite desta quarta-feira no Estádio Orlando Scarpelli.
Continue lendo