11 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Encontro de novos prefeitos e prefeitas em Brasília

A ideia do encontro de três dias (11, 12 e 13 de fevereiro) é a de incentivar a cooperação entre os municípios e o Governo Federal / Foto: divulgação

Começa nesta terça-feira (11), em Brasília, o encontro de novos prefeitos e prefeitas. O evento é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM), e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro tem como objetivo fortalecer o diálogo federativo e incentivar a cooperação entre os municípios e o Governo Federal, estimulando a implementação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis. Durante os três dias de evento, prefeitos, prefeitas, vices, vereadores, secretários e técnicos terão a oportunidade de conhecer programas e ampliar parcerias e investimentos federais nos municípios. Imagina-se que as demandas municipais serão prioridades. Ao longo da história desses encontros, sempre se falou que os prefeitos chegam com o “pires não mão”. Não há dúvida que muitos estarão até com o “prato na mão”, que é maior.

Prefeita de Lages apresenta novidades durante balanço dos 40 dias de gestão

As boas novas envolvem a realização da Festa Nacional do Pinhão e outras datas festivas / Foto: Foto: Fábio Pavan

As novidades foram apresentadas pela prefeita de Lages Carmen Zanotto, durante coletiva à imprensa, na manhã de segunda-feira (10). O balanço dos 40 dias de administração e trouxe novidades, inclusive, sobre a Festa do Pinhão. Além das várias ações implementadas como limpeza, lavação, operação tapa-buracos, e pavimentações, o patrimônio público também irá receber manutenção, caso do prédio da Prefeitura e do Museu Tiago de Castro. A questão da dívida milionária também foi tema do balanço, além da apresentação de uma nova identidade visual da Prefeitura, para os próximos quatro anos.

Festa do Pinhão e outras celebrações

Foto: Fábio Pavan

Entre as boas novas, Carmem Zanotto antecipou que Lages dará atenção às celebrações de Páscoa, Natal e na Virada do Ano, valorizando mais o comércio e os lageanos que permanecem na cidade. Sobre a 35ª Festa Nacional do Pinhão, o edital para a escolha da empresa organizadora foi publicado nesta segunda. Aliás, a Festa terá mudanças positivas. Entre elas, a ampliação da cultura gaúcha com a presença dos CTGs e a idade limite das candidatas à realeza, que agora passa a ser dos 18 até os 29 anos. Até então, idade máxima era de até 25 anos. A Festa do Pinhão acontece entre 13 e 22 de junho. Nesta terça-feira, 11, Carmen participa do primeiro dia do encontro de prefeitos, em Brasília, e logo retorna para Lages.

Padre Pedro quer a presidência do PT de Santa Catarina

Padre Pedro ao centro, segurando a bandeira do PT, com militantes e apoiadores do mandato em Tangará, Meio Oeste de S / Foto: Luiz Henrique Mendes/Divulgação

Não se sabe ainda o que irá dizer o atual presidente do partido em SC, Décio Lima a respeito do posicionamento do deputado estadual, Padre Pedro Baldissera, que lançou no final de semana que passou, a pré-candidatura à presidência do diretório estadual do PT de Santa Catarina. Conforme afirma, essa candidatura nasce do compromisso com a construção da unidade política e com o fortalecimento do partido. A decisão nasceu depois de três dias de debates com companheiros e apoiadores do mandato para organizar e planejar as ações do mandato, em Tangará, na região Meio Oeste catarinense. Na ocasião, Padre Pedro fez um chamamento a todos os petistas de Santa Catarina para o fortalecimento do partido. “Convido cada companheiro e companheira a construir essa caminhada comigo. Juntos podemos fortalecer o PT e seguir fazendo história, com trabalho, coerência e compromisso com as nossas bandeiras”, disse.

Sexto mandato como deputado

Padre Pedro está no sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) depois de ser prefeito de Guaraciaba, no Oeste do Estado, por dois mandatos. Atualmente é o segundo vice-presidente da Alesc. Em 6 de julho o PT terá eleições para a escolha de novos comandos nos municípios e nas direções estadual e nacional.