Foto: Fernando Bortoluzzi/TVBV Online
Prefeito Topázio Neto afirma que serão definidos locais e horários exatos para a circulação
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), informou nesta terça-feira (11) que irá protocolar um Projeto de Lei para permitir a circulação de cães nas praias da cidade, mas apenas em locais e horários específicos. O anúncio foi feito nas redes sociais do chefe do Executivo.
Segundo o prefeito, os locais exatos e horários ainda serão definidos. “Vamos avaliar os locais mais movimentados e os horários mais movimentados, para evitar esse conflito de pessoas com animais. Assim, quem não gosta já sabe onde não ir e em que horário não ir. E quem gosta, da mesma forma”, explicou Topázio.
A Prefeitura da Capital informou que o primeiro passo será protocolar uma Lei revogando a proibição e prevendo uma autorização com esses detalhes. O documento será enviado ainda nesta terça-feira à Câmara de Vereadores.
A presença de animais nas praias de Florianópolis é vedada desde 2001 pela Lei Municipal nº 094/01, que aborda o controle e a proteção das populações animais, a prevenção e o controle das zoonoses. No artigo 8º, a norma estabelece que “é expressamente proibida a presença de cães, gatos ou outros animais em praias a qualquer título”.
Mesmo com a proibição, é muito comum ver cachorros pelas praias, sejam acompanhados de tutores ou não, especialmente durante a temporada de verão.
A discussão sobre a revogação da Lei ocorre há diversos anos, e levanta debates sobre questões de saúde pública, segurança e convivência nas praias. Nesta semana, por exemplo, um grupo de pessoas foi flagrado em uma praia no Norte da Ilha com três cães da raça pitbull, todos sem coleira e focinheira, atitude que pode colocar em risco outras pessoas e animais no local.
Operação prende 9 pessoas e apreende diversas drogas na Grande Florianópolis
Ações da Polícia Militar ocorreram em Florianópolis, São José e Palhoça
Oito pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido durante uma operação da Polícia Militar (PMSC) com foco na apreensão de armas de fogo e drogas e captura de foragidos na Grande Florianópolis. Cerca de 18 quilos de cinco tipos diferentes de drogas foram apreendidos entre a última quinta (6) e sexta-feira (7).