22 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Cultura

FOTOS: Berbigão do Boca reúne foliões com música e festival gastronômico em Florianópolis

Foto: Flavio Jr/TVBV Online

Tradicional festa é o ‘abre alas’ do carnaval na Capital

O que era para ser apenas uma forma despretensiosa de alongar em uma semana o carnaval em Florianópolis, é hoje o grandioso “abre alas” que reúne mais de 100 mil foliões no Largo da Alfândega. O bloco Berbigão do Boca inicia oficialmente a temporada de folia na capital catarinense, com uma sexta-feira recheada de música e comida boa.

A programação já reúne público próximo ao Mercado Público e deve se estender até as 22h. Além dos tradicionais bonecos gigantes que representam personalidades da Ilha da Magia, entre compositores, musicistas, artistas e carnavalescos, o bloco traz também o famoso Festival Gastronômico, com pratos à base de berbigão, um molusco utilizado para preparar uma série de iguarias culinárias.

 

Neste ano são 12 cozinheiros amadores disputando o prêmio de melhor receita. Entre eles está Márcio Luiz Alves, que com a parceira Rosa Helena Gaio, apresentam o berbigão atolado. “É um creme de batata, o berbigão vai atolado no creme de batata. Fica bastante saboroso, o que muda é que tem esse tempero mais ilhéu: alfavaca, manjericão, salsinha e cebolinha. É bastante saboroso”, explica o concorrente.

Para o criador do Berbigão do Boca, Paulo Abraham, o importante é que os foliões, sejam da própria Ilha ou vindos de fora, se divirtam ao máximo nesta abertura do carnaval. “É uma festa popular que foi adotada pela população de Florianópolis. Vem família, vem filho, vem neto. Vem todo mundo, tudo numa boa, tranquilo. Como diz o manezinho, sem perrecos, e vamos vadiar!”, celebra o carinhosamente conhecido como Boca.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, não ficou de fora da festa, e lembrou que o carnaval da Capital é destaque nacional por sua segurança, organização, limpeza e por ser o Carnaval das Famílias. “Nós temos Carnaval pra todo mundo, do Bloco de Sujo ao Carnaval de Passarela, passando pelas arenas dos bairros. O Carnaval está contemplando um verão de sucesso, muito turista, a cidade lotada e muito trabalho também, nunca trabalhamos tanto e eu tenho certeza que vai ser o Carnaval com o maior número de turistas e foliões estrangeiros do Brasil”, destacou.

Para Leonardo Garofalhos, diretor financeiro do Berbigão do Boca, a realização anual do evento, que é gratuito e aberto a toda a comunidade, é motivo de orgulho. “Nós somos seis pessoas que fazemos isso pela cidade, pelo nosso orgulho de ser florianopolitano. A gente quer que o povo se divirta e venha aqui para desaguar as emoções e se motivar com o carnaval que acontece a partir da semana que vem”, comenta o folião, destacando a mistura de culturas e folclores nativos da Ilha.

A programação do bloco segue ao longo da tarde com apresentações artísticas em dois palcos na Arena Berbigão e entre o Mercado Público e o Ticen. A abertura oficial do carnaval ocorre a partir das 17h, com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo. Em seguida, o Berbigão do Boca realiza um desfile às 19h, seguindo pelas ruas Deodoro, Tenente Silveira e Arcipreste Paiva.

           

             

Última rodada do Campeonato Catarinense; o que pode acontecer?

Quatro times brigam para não ficar na vaga que resta zona de rebaixamento; para a classificação, seis times lutam por três posições

A fase de classificação do Campeonato Catarinense 2025 está chegando no fim. Neste sábado (22), seis jogos acontecem simultaneamente, às 16h30, para definir o rumo dos times. Cinco já estão com a vaga garantida nas quartas de final, restando apenas saber a posição em que cada um ficará.

Continue lendo