Foto: Marco Favero / Arquivo / Secom
Segundo Hemosc, os hemocentros costumas registrar queda no número de doadores durante o Carnaval
O Carnaval começa no próximo fim de semana e para garantir que o estoque de sangue esteja bem abastecido no período, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) solicita doações antes do período. O aviso é válido principalmente para os doadores de sangue O+ e O-, cujos estoques estão em nível de alerta.
Os tipos A+, B+ e B- estão com nível reduzido e os tipos A-, AB+ e AB- estão estáveis.
Durante os feriados prolongados, os Hemocentros costumam enfrentar uma queda no número de doadores, enquanto a demanda por transfusões pode aumentar. Por isso, o HEMOSC reforça a importância de manter os estoques equilibrados para atender emergências, cirurgias e tratamentos de pacientes que dependem de transfusões.
“Os estoques de sangue têm apresentado variações, especialmente nos tipos A e O positivo e negativo. Historicamente, durante o Carnaval, as doações diminuem ainda mais. Por isso, contamos com a solidariedade da população para reservar alguns minutos e fazer sua doação, ajudando a manter os estoques em níveis seguros e salvando vidas”, afirma Patrícia Carsten, diretora-geral do HEMOSC.
Para evitar que falte sangue durante o Carnaval, os hemocentros fazem um convite especial: “vista a fantasia de herói e venha para o bloquinho da doação!”.
Critérios básicos para doação de sangue:
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
- Ter dormido pelo menos seis horas;
- Não estar em jejum;
- Ter entre 18 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto;
- Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização e presença dos pais ou responsável legal;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto das vestimentas);
- Estar em bom estado de saúde.
Horários de atendimento durante o Carnaval:
- 03/03 (Segunda-feira): Atendimento normal;
- 04/03 (Terça-feira): Hemorrede fechada para atendimento externo;
- 05/03 (Quarta-feira): Atendimento normal.
Para encontrar o endereço da unidade mais próxima, agendar e verificar os demais critérios de doação, basta acessar o site oficial do HEMOSC.
Mulher dava golpe em cervejarias para ficar com chopeiras alugadas
Valor médio de mercado dos equipamentos supera R$ 5 mil
Uma mulher foi presa nessa segunda-feira (24) suspeita de aplicar uma série de golpes em cervejarias e apropriar-se de equipamentos cujo valor médio de mercado supera R$ 5 mil. O caso aconteceu nas cidades de Indaial e Timbó, no Vale do Itajaí.