Foto: Procon-SC
Procon de Santa Catarina notificou a agência prestadora de serviços de telecomunicações nesta quarta-feira (26) por má qualidade no sistema
Nesta quarta-feira (26), o Procon de Santa Catarina se reuniu com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cobrar melhorias na qualidade do sinal de telefonia e internet, que é alvo frequente de reclamações. Um processo administrativo foi instaurado e a agência notificada. O prazo para informar como é feita a fiscalização do sinal da internet e de telefonia no Estado é de 20 dias.
“Nós temos muitas reclamações, não só de munícipes daqui de Florianópolis, mas de vários municípios do Estado. Nós estaremos entendendo quais são os critérios, como que o consumidor pode fazer prova dessa falta de qualidade de serviço, principalmente a internet. Eles oferecem um quantitativo de banda que eles não conseguem oferecer”, explica a diretora geral do Procon SC, delegada Michele Alves.
Depois da resposta da Anatel, o Procon poderá levar essa questão para Brasília e solicitar que as agências reguladoras federais também qualifiquem o seu serviço, visto que o Estado se prepara para receber os turistas com qualidade, mas a nível nacional, segundo o Procon, Santa Catarina não recebe a devida atenção.
Parceria com a Anatel
Segundo a delegada Michele, no futuro o Procon fará uma parceria com a agência reguladora, para que produtos eletrônicos possam ser melhor fiscalizados, evitando prejuízo ao consumidor.
População preta e parda com ensino superior cresceu 5 vezes em 22 anos
Dados do Censo de 2022 mostram melhores índices de qualificação e redução na parcela com baixa escolaridade
De 2000 a 2022, a parcela da população preta a partir de 25 anos com formação no ensino superior cresceu 5,8 vezes, passando de 2,1% em 2000 para 11,7% em 2022. Já a população parda com esse nível de ensino cresceu 5,2 vezes, dos 2,4% em 2000 para 12,3% em 2022.