28 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Servidor é investigado por manipular licitação para ter a própria empresa contratada

Foto: MPSC

GAECO cumpre nove mandados e busca e apreensão no Extremo Oeste de SC

Um servidor público de São João do Oeste, no Extremo Oeste de Santa Catarina, foi alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) que investiga uma possível fraude a licitação para a contratação de serviços de marcenaria por meio de uma empresa “laranja”.

A Operação Mística cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas cidades de São João do Oeste e Descanso, expedidos pela Vara Única da Comarca de Itapiranga, em apoio à investigação conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

 

De acordo com a investigação, além de servidor público, o investigado também é proprietário de uma empresa ligada ao ramo de marcenaria, o que inviabiliza a participação nos procedimentos licitatórios do município. O nome do funcionário não foi informado, uma vez que a investigação ocorre em segredo de Justiça.

Porém, o suspeito teria ajustado com uma empresa de terceiro, de ramo diverso e sem estrutura para marcenaria, participasse da licitação e assumisse a realização dos serviços, que seriam posteriormente realizados pela empresa do funcionário público investigado.

O MPSC investiga que os crimes em licitações e contratos administrativos teriam envolvido ainda outros servidores públicos, que teriam ciência da manobra realizada pelos investigados. O inquérito busca coletar provas que comprovem as informações levantadas e apurar a participação de todos os envolvidos na fraude.

Nome inspirado em X-Men

Ainda segundo o MPSC, o nome “Mística” dado à operação tem relação à personagem “mutante” que aparece nos filmes da franquia X-Men. Seu poder é a transmutação, que lhe permite mudar a aparência assumindo a forma de outros seres humanos e animais. Tal como o que se investiga, ou seja, um dos investigados teria se utilizado de empresa de terceiros, mudando a aparência de quem realmente estaria prestando o serviço à Administração Pública.

           

             

População preta e parda com ensino superior cresceu 5 vezes em 22 anos

Dados do Censo de 2022 mostram melhores índices de qualificação e redução na parcela com baixa escolaridade

De 2000 a 2022, a parcela da população preta a partir de 25 anos com formação no ensino superior cresceu 5,8 vezes, passando de 2,1% em 2000 para 11,7% em 2022. Já a população parda com esse nível de ensino cresceu 5,2 vezes, dos 2,4% em 2000 para 12,3% em 2022.

Continue lendo