1 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Empresa é suspeita de copiar editais de licitação para direcionar contratação por municípios

Operação ‘Control C’ realiza  buscas em 17 cidades de Santa Catarina

Uma operação contra fraudes em licitações cumpriu 46 mandados de busca e apreensão em 17 municípios de Santa Catarina na manhã desta quinta-feira (27). A ação do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) apura uma organização criminosa composta por uma empresa que teria direcionado editais para a própria contratação.

A Operação “Control C” realizou buscas em endereços pessoais, empresas e órgãos públicos nas cidades de Florianópolis, Jaguaruna, Tubarão, Balneário Arroio do Silva, Araranguá, Palhoça, Pescaria Brava, Balneário Piçarras, Cocal do Sul, São Ludgero, Penha, Garopaba, Capivari de Baixo, São José, Laguna, Blumenau e Criciúma. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina por envolver pessoas com foro por prerrogativa de função.

Os materiais apreendidos serão encaminhados para a perícia da Polícia Científica (PC) e posteriormente enviará para análise da equipe de investigação. A operação também contou com a participação de Auditores Fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda e de Peritos Criminais da PC.

 

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os indícios reunidos até o momento apontam que o Termo de Referência (TR) utilizado nas licitações teria sido redigido por membros da organização criminosa da própria empresa contratada, com o objetivo de direcionar os requisitos da contratação para ser favorecida nas Provas de Conceito (PoC).

A suspeita de fraude decorreu também dos contatos prévios que integrantes do grupo realizavam antes mesmo dos lançamentos dos editais. O MPSC comparou os Termos de Referência de editais que a empresa venceu e observou “grande semelhança na redação, gerando indícios de copiagem dos documentos”.

A companhia suspeita atua com serviços de licença de uso de software, contratados por diversos municípios catarinenses através de licitações. O nome não foi revelado pelo Ministério Público, uma vez que a investigação tramita sob sigilo.

A operação recebeu o nome de “Control C” por envolver empresa do ramo de informática e pela relação com o atalho do teclado (Ctrl + C), comando de copiagem, que se assemelha à suposta conduta dos investigados na elaboração dos Termos de Referência.

           

             

Acidente de moto deixa um morto e outro em estado grave em Palhoça

Condutor teria perdido o controle após passar sobre as ‘tartarugas’ da via

Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido após um acidente de motocicleta registrado no fim da tarde dessa quarta-feira (26) na BR-282 em Palhoça, na Grande Florianópolis.

Continue lendo