A previsão é de que a concessão dos benefícios aconteça entre os dias 9 e 19 de maio
As inscrições para do Programa Universidade Gratuita para o primeiro semestre de 2025 começam nesta quinta-feira (27). Os interessados devem realizar o cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios na instituição em que estão matriculados até as 19h do dia 23 de abril. Nessa fase as instituições de ensino superior irão analisar as inscrições realizadas, receber e validar os documentos dos estudantes. Dúvidas sobre esta etapa podem ser esclarecidas na instituição onde o estudante está matriculado.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
“Fizemos mudanças importantes para este ano que vão deixar esse programa revolucionário ainda melhor. Queremos reforçar a importância de ler o edital e acompanhar os prazos para que nossos estudantes não deixem passar essa grande oportunidade”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Confira os critérios para participar do programa
- Estudantes regularmente matriculados em instituições universitárias que aderiram ao programa, e que os cursos de graduação sejam presenciais e reconhecido(s) pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), cujo Conceito Preliminar de Curso (CPC) seja maior ou igual a 3 (três) ou, na falta deste, Conceito de Curso (CC) seja maior ou igual a 3 (três);
- Ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);
- Ser natural de Santa Catarina ou residir nela há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
- Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta; e
- Possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de Medicina, ou, para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.
Concessão em maio
A previsão é de que a concessão dos benefícios aconteça entre os dias 9 e 19 de maio. Os contemplados irão receber os valores das mensalidades já pagas neste primeiro semestre de 2025 de modo retroativo.
Vale destacar ainda que o Universidade Gratuita está direcionado às instituições fundacionais, presentes no estado há muitos anos, e que não possuem fins lucrativos. Somente em 2024, a iniciativa concedeu mais de 41 mil benefícios com um investimento anual de quase R$ 507 milhões.
Construções em cidades brasileiras crescem mais que a população
Mesmo com população estagnada ou em queda, especulação imobiliária impulsiona verticalização
O volume de imóveis nas cidades do país está crescendo em um ritmo maior que a própria população. A constatação é de um estudo publicado, nessa quarta-feira (26), pela World Resources Institute (WRI) Brasil. A pesquisa inédita…