A aeronave foi desmontada e removida do local com o auxílio de um guincho
A Força Aérea Brasileira (FAB) investiga um pouso forçado realizado por um avião de pequeno porte na BR-101, em Garuva, no Norte de Santa Catarina. A aterrisagem foi ocorreu na tarde de sábado (5), após uma pane no motor da aeronave.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O avião, um monomotor modelo Pelican 500 BR, decolou de Guaramirim com destino a Garuva, mas apresentou falha durante o trajeto. O piloto precisou realizar um pouso de emergência no km 18 da rodovia, no sentido sul, parando no acostamento. Apesar do susto, os dois ocupantes saíram ilesos.
VÍDEO: Avião de pequeno porte faz pouso na BR-101 em Santa Catarina
A aeronave tem 800 horas de voo, sendo que apenas sete horas haviam se passado desde a última revisão. Ela foi desmontada e removida do local com o auxílio de um guincho. O incidente gerou cerca de dois quilômetros de congestionamento na região, já que o avião ocupou parte da pista.
Imagens registradas por motoristas mostram que a aeronave não chegou a colidir com nenhum veículo. Um mecânico que avaliou o avião suspeita de falha elétrica como possível causa da pane, mas a confirmação depende de uma análise técnica mais aprofundada.
De acordo com informações da FAB, investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), baseados em Canoas (RS), foram enviados para realizar a coleta de dados no local. O órgão acredita que a investigação será concluída no menor prazo possível, conforme a complexidade da ocorrência. O objetivo é prevenir novos acidentes aeronáuticos.
VÍDEO: Avião de pequeno porte faz pouso na BR-101 em Santa Catarina
Não houve vítimas, segundo o CBMSC
Um avião de pequeno porte precisou fazer um pouso de emergência na BR-101 em Garuva, no note de Santa Catarina. O fato ocorreu no final da manhã deste sábado (5). Segundo a concessionária da rodovia, uma faixa precisou…
Continue lendo