Pernambuco é um dos principais nomes da nova geração do automobilismo brasileiro
Rafael Chaves Câmara nasceu no dia 5 de maio de 2005 em Recife, Pernambuco, e é um dos principais nomes da nova geração do automobilismo brasileiro. Atualmente, com 19 anos, reside em Milão e integra a Ferrari Driver Academy, programa de desenvolvimento de talentos da Scuderia Ferrari.
Câmara é o próximo brasileiro na fila a caminho da Fórmula 1 e ganha cada vez mais espaço no automobilismo mundial.
No final de 2021, Câmara se tornou o terceiro brasileiro, depois dos ex-alunos Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof, a integrar a Academia de Pilotos da Ferrari.
No ano seguinte, Câmara estreou nos monopostos. Como piloto da Prema Racing, foi vice-campeão da Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos com seis vitórias. Ao mesmo tempo, o pernambucano disputou os campeonatos de Fórmula 4 Italiana e Fórmula 4 Alemã, encerrando ambos na terceira colocação geral, com duas vitórias em cada.
Em 2023, Rafael participou da Fórmula Regional do Oriente Médio com a equipe Mumbai Falcons, conquistando seis pódios e finalizando o campeonato em terceiro. Em seguida, estreou na Fórmula Regional Europeia (FRECA), novamente com a Prema Racing. Na sua primeira temporada completa, venceu duas corridas e terminou o campeonato em quinto lugar.
Com atuações dominantes em 2024, Câmara conquistou o título da FRECA com autoridade. Foram sete vitórias, sete poles e sete voltas mais rápidas ao longo do campeonato, totalizando 309 pontos — uma vantagem de 73 pontos sobre o segundo colocado.
Rafael Câmara foi anunciado em outubro de 2024 como piloto da equipe Trident para a temporada 2025 da Fórmula 3 da FIA.
Currículo de Rafael Câmara
- Campeão da FRECA (Fórmula Regional European Championship) em 2024, com uma vantagem de 73 pontos;
- Vice-campeão Mundial de Kart;
- Campeão do WSK Champions Cup;
- Campeão da WSK Super Master Cup;
- Campeão do Champions of The Future;
- Campeão em todas as categorias de kart no Brasil;
- Desde 2022: 20 vitórias, 52 pódios, 20 poles e 20 voltas mais rápidas;
Procon da dicas para economizar com pescados na sexta-feira Santa
Lombo de Bacalhau é o produto mais caro e é encontrado com variação de preço que ultrapassa 150% no Mercado Público
O Procon de Florianópolis realizou, nesta terça-feira (15), uma pesquisa de preço dos pescados no Mercado Público de Florianópolis. A operação busca informar o consumidor sobre o melhor produto e em qual estabelecimento comprar frutos do mar para a Sexta-Feira Santa.