Competição foi realizada na UFSC, no Campus da Trindade, no último fim de semana
No último fim de semana, entre os dias 12 e 13 de abril, o Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, recebeu 590 atletas com algum tipo de deficiência para o Meeting Paralímpico.
A competição reuniu atletas de auto rendimento e jovens promessas do esporte, que disputam Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, das Paralimpíadas Universitárias e dos Intercentros (disputa entre alunos dos Centros de Referência do CPB, com idade de 7 a 10 anos).
A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Dos atletas inscritos, 454 estiveram no atletismo, 115 na natação e 27 na bocha.
Entre eles, estavam as gêmeas Ana Júlia e Ana Luiza, ambas com paralisia cerebral. Elas disputaram a categoria T36, que reúne atletas com as mesmas condições. O desempenho delas foi espetacular.
No sábado (12), Ana Júlia, de 13 anos, venceu a medalha de ouro, primeira da vida, na prova de 100 metros rasos, considerada a mais nobre do atletismo olímpico. Ela ainda venceu provas de outras duas modalidades: lançamento de dardo e de disco, ambas na classe F36 (paralisia cerebral).
A irmã Ana Luiza não ficou para trás. Na categoria T34 da mesma prova, que também engloba atletas com paralisia cerebral, mas com maior grau de comprometimento, também conquistou o ouro.
Elas treinam na UFSC há cerca de um ano. As meninas iniciaram no esporte por influência da mãe, que não gostava do fato delas ficarem muito tempo em casa e de não se dedicarem às aulas de Educação Física da escola.
Outros destaques
Na natação, atletas buscavam pontuar para melhorar no ranking nacional e conseguir vaga no Mundial, que será realizado em Singapura, entre os dias 21 e 27 de setembro. Um desses casos é o do nadador catarinense Isaac Lorenzo de Jesus, que registrou a melhor marca pessoal nos 400m livre, completando o percurso em 5min14s79.
No ano passado, o atleta foi o primeiro colocado no ranking nacional da classe S7 (limitação físico-motora), com o tempo de 5min16s98. Outro destaque no esporte foi Nicolas da Fonseca, que conquistou três ouros, apenas na manhã de sábado: 100m livre (1min01s01), 100m costas (1min13s04) e 400m livre (5min07s02). Ele é um dos destaques brasileiros no esporte.
Os catarinenses também se destacaram em uma disputa acirrada nos 100 metros rasos classe T47 (limitações em membros superiores). O duelo entre José Alexandre, medalhista de prata no mundial de 2023, e Matheus Amaral, ambos de 21 anos, terminou com uma diferença de um décimo, com José Alexandre saindo como vencedor.
Para os dois atletas, eventos como o Meeting fortalecem o Movimento Paralímpico no estado. “São competições assim que fortalecem nossa confiança. Podemos correr forte aqui e saber que vamos chegar bem nas competições nacionais”, afirmou José Alexandre.
Meeting Paralímpico
O evento percorrerá todos os Estados brasileiros entre abril e agosto deste ano. Antes de Santa Catarina e Rondônia, também sede no mesmo fim de semana, já havia passado pelo Rio Grande do Sul e pelo Acre.
As próximas etapas do evento vão acontecer em Curitiba (PR) e Cuiabá (MT), no dia 3 de maio.
Reajuste da segurança pública é aprovado em mais uma comissão
Texto foi aprovado com emendas pela CSP; agora, ele será apreciado pela CCJ, antes de ir para votação em Plenário
Na manhã desta terça-feira (15), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou, com emendas, o projeto de lei que prevê reajuste salarial aos servidores da segurança pública.