16 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Gêmeas de SC conquistam medalhas de ouro no Meeting Paralímpico

Competição foi realizada na UFSC, no Campus da Trindade, no último fim de semana

No último fim de semana, entre os dias 12 e 13 de abril, o Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, recebeu 590 atletas com algum tipo de deficiência para o Meeting Paralímpico.

A competição reuniu atletas de auto rendimento e jovens promessas do esporte, que disputam Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, das Paralimpíadas Universitárias e dos Intercentros (disputa entre alunos dos Centros de Referência do CPB, com idade de 7 a 10 anos).

A competição foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Dos atletas inscritos, 454 estiveram no atletismo, 115 na natação e 27 na bocha.

 

Entre eles, estavam as gêmeas Ana Júlia e Ana Luiza, ambas com paralisia cerebral. Elas disputaram a categoria T36, que reúne atletas com as mesmas condições. O desempenho delas foi espetacular.

No sábado (12), Ana Júlia, de 13 anos, venceu a medalha de ouro, primeira da vida, na prova de 100 metros rasos, considerada a mais nobre do atletismo olímpico. Ela ainda venceu provas de outras duas modalidades: lançamento de dardo e de disco, ambas na classe F36 (paralisia cerebral).

A irmã Ana Luiza não ficou para trás. Na categoria T34 da mesma prova, que também engloba atletas com paralisia cerebral, mas com maior grau de comprometimento, também conquistou o ouro.

Elas treinam na UFSC há cerca de um ano. As meninas iniciaram no esporte por influência da mãe, que não gostava do fato delas ficarem muito tempo em casa e de não se dedicarem às aulas de Educação Física da escola.

Outros destaques

Na natação, atletas buscavam pontuar para melhorar no ranking nacional e conseguir vaga no Mundial, que será realizado em Singapura, entre os dias 21 e 27 de setembro. Um desses casos é o do nadador catarinense Isaac Lorenzo de Jesus, que registrou a melhor marca pessoal nos 400m livre, completando o percurso em 5min14s79.

No ano passado, o atleta foi o primeiro colocado no ranking nacional da classe S7 (limitação físico-motora), com o tempo de 5min16s98. Outro destaque no esporte foi Nicolas da Fonseca, que conquistou três ouros, apenas na manhã de sábado: 100m livre (1min01s01), 100m costas (1min13s04) e 400m livre (5min07s02). Ele é um dos destaques brasileiros no esporte.

Os catarinenses também se destacaram em uma disputa acirrada nos 100 metros rasos classe T47 (limitações em membros superiores). O duelo entre José Alexandre, medalhista de prata no mundial de 2023, e Matheus Amaral, ambos de 21 anos, terminou com uma diferença de um décimo, com José Alexandre saindo como vencedor.

Foto: Miriam Jeske/CPB

Para os dois atletas, eventos como o Meeting fortalecem o Movimento Paralímpico no estado. “São competições assim que fortalecem nossa confiança. Podemos correr forte aqui e saber que vamos chegar bem nas competições nacionais”, afirmou José Alexandre.

Meeting Paralímpico

O evento percorrerá todos os Estados brasileiros entre abril e agosto deste ano. Antes de Santa Catarina e Rondônia, também sede no mesmo fim de semana, já havia passado pelo Rio Grande do Sul e pelo Acre.

As próximas etapas do evento vão acontecer em Curitiba (PR) e Cuiabá (MT), no dia 3 de maio.

           

             

Reajuste da segurança pública é aprovado em mais uma comissão

Texto foi aprovado com emendas pela CSP; agora, ele será apreciado pela CCJ, antes de ir para votação em Plenário

Na manhã desta terça-feira (15), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou, com emendas, o projeto de lei que prevê reajuste salarial aos servidores da segurança pública.

Continue lendo

https://www.tvbv.com.br/reajuste-da-seguranca-publica-e-aprovado-em-mais-uma-comissao/