21 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Internacional

Como funciona a escolha do novo Papa

Podem votar no conclave todos os cardeais com menos de 80 anos de idade

A morte do Papa Francisco deu início a um dos ritos mais tradicionais e sigilosos da Igreja Católica, o conclave. Neste processo é escolhido o novo líder da instituição. Para isso, é realizado na Cidade do Vaticano uma reunião entre cardeais de diversas partes do mundo em uma cerimônia marcada por protocolos, orações e símbolos que atravessam séculos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Logo após que a morte do pontífice é confirmada os bens da Igreja durante o período sem o líder católico são administrados pelo chamado Camerlengo. Ele assume funções importantes e entre as primeiras tarefas está o fechamento dos aposentos papais e a destruição simbólica do anel do pescador, símbolo da autoridade do Papa. Após um período de luto, de pelo menos nove dias, e do funeral o conclave é iniciado. É nesse intervalo que os cardeais presentes em Roma começam a se reunir em encontros preparatórios, discutindo os rumos da Igreja e os desafios a serem enfrentados pelo próximo papa.

>> Conheça os catarinenses que podem se tornar Papa

Quem participa?

Podem votar no conclave todos os cardeais com menos de 80 anos de idade no dia da morte ou renúncia do papa. Atualmente, são cerca de 120 cardeais eleitores, embora o número possa variar. O que chama a atenção é que, em teoria, qualquer homem batizado e solteiro poderia ser eleito papa. Mas, desde o século XV todos os papas escolhidos foram cardeais. Se, por alguma decisão inédita, fosse eleito alguém de fora do colégio cardinalício, esse eleito precisaria ser ordenado bispo antes de assumir.

Como funciona a votação?

Fornos onde os votos são queimados.

O conclave ocorre na Capela Sistina, local conhecido por abrigar afrescos de Michelangelo. Nenhum dispositivo eletrônico é permitido, e todos os presentes juram manter segredo sobre as deliberações.
As votações são realizadas em cédulas de papel, e cada cardeal escreve o nome do escolhido. Para o novo papa ser escolhido é necessário que o candidato alcance dois terços dos votos. Caso isso não ocorra nas primeiras rodadas, novas votações são feitas até que se atinja o consenso.
A cada votação, as cédulas são queimadas. Se não houver resultado, a fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina é preta. Quando o novo papa é eleito, a fumaça é branca para sinalizar aos fiéis que acompanham o processo na Praça de São Pedro.

O anúncio

Após ser escolhido o futuro novo Papa é convidado a aceitar o cargo e escolhe o nome pelo qual será chamado e veste a batina branca. A partir deste ponto o cardeal protodiácono anuncia na varanda da Basílica de São Pedro: Habemus Papam! (Temos um Papa). Nesse momento o novo pontífice aparece para a primeira bênção dando início oficialmente ao papado.

Imagem: Vatican News/Reprodução.

           

             

Conheça os catarinenses que podem se tornar Papa

No total sete cardeais brasileiros estarão no Conclave, sendo que três são de Santa Catarina

A morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21) deu início ao um tradicional processo. A Igreja Católica se prepara para o conclave que elegerá o novo líder do Vaticano. Entre os cardeais…

Continue lendo