Entorpecentes eram transportados em compartimentos ocultos em carros com placas da Argentina
Cinco estrangeiros foram presos e mais de 300 quilos de maconha foram apreendidos em diferentes fiscalizações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, no Litoral Norte de Santa Catarina. A ação no último sábado (19) resultou também na recuperação de um carro roubado.
As apreensões ocorreram em três ocasiões diferentes. Em todas elas, as drogas eram transportadas em compartimentos escondidos no interior dos veículos, todos com placas da Argentina.
Os policiais também descobriram que os suspeitos haviam carregado os entorpecentes no Paraguai e receberiam pagamento para entregá-los em cidades do litoral de Santa Catarina e em Porto Alegre (RS).
As primeiras interceptações ocorreram em Joinville, na manhã do sábado. Em uma ocasião, um carro de luxo levantou suspeitas da PRF após sair repentinamente da BR-101 e acessar uma estrada sem saída. Durante a vistoria no veículo, os policiais localizaram 115 quilos de maconha escondidos dentro das portas e sob o assoalho.
Minutos depois e a poucos quilômetros de distância, um automóvel importado foi parado após desviar de uma barreira da Polícia Rodoviária Federal. Durante a abordagem aos ocupantes, os agentes perceberam informações inconsistentes e nervosismo visível. Ao levarem o veículo para inspeção detalhada, os policiais encontraram mais de 96 quilos de maconha distribuídos em locais como painel, forros laterais e porta-malas.
Já na tarde do sábado, os agentes abordaram um terceiro carro que trafegava na BR-101, em Itapema. A placa ilegível motivou a inspeção minuciosa do veículo, que acabou revelando quase 93 quilos de maconha escondidos em compartimentos do porta-malas, para-choque, portas e assoalho. Os policiais descobriram também que o automóvel era brasileiro, com placas clonadas e possuía registro de roubo em Foz do Iguaçu (PR). O condutor e a passageira, ambos paraguaios, confessaram que levariam o carregamento até Porto Alegre, onde receberiam R$ 10 mil pelo transporte.
Os veículos, drogas e os presos foram encaminhados às unidades da Polícia Federal de Itajaí e Joinville para os procedimentos legais. Os estrangeiros podem responder na Justiça brasileira pelo crime de tráfico internacional de drogas, além de receptação de veículo roubado, no caso registrado em Itapema.
Confira imagens das apreensões
Quase 30 veículos são apreendidos em fiscalização de transporte por aplicativo
Ação da Guarda Municipal de Chapecó flagrou até condutores que nunca tiraram habilitação
Uma fiscalização com foco em motoristas de transporte por aplicativo, vinculados a empresas como Uber e 99, resultou na remoção de 29 veículos ao pátio por transporte irregular de passageiros em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A ação da Guarda Municipal nessa segunda-feira (21) flagrou ainda dois motoristas que sequer possuíam habilitação para conduzir veículos automotores.