Foto: Divulgação
Cerimônia contou com a presença do governador Jorginho Mello, e do ministro do TCU Augusto Nardes
O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) iniciou na noite desse domingo (8) em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. A cerimônia de abertura contou com a presença de 7 mil pessoas. O evento tem como lema “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético” e é o maior do setor na América Latina – reunindo, ao longo de quatro dias, profissionais da área, empresários, acadêmicos e diversas autoridades.
As atividades seguem até 11 de setembro, com discussões sobre novas tecnologias e ética profissional, além de temas como sustentabilidade e governança.
Em seu discurso, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, fez uma retrospectiva das edições anteriores do CBC, sublinhando a evolução da contabilidade no Brasil e seu impacto no desenvolvimento social e econômico do país.
“Começamos a não apenas discutir temas técnicos, mas a pensar no futuro da nossa profissão, e mais do que isso, no verdadeiro papel do profissional de contabilidade na transformação da sociedade. Hoje, entendemos muito bem a nossa relevância para o desenvolvimento sustentável das nações, e a palavra essencialidade passou a ser o nosso adjetivo”, complementou.
Presente na solenidade, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, enfatizou a importância do profissional de contabilidade. “Além de ser quem cuida das contas, quem cuida da contabilidade das empresas, é o grande conselheiro em muitos momentos, seja para fazer um novo negócio, seja para realizar um investimento. Então, é uma categoria muito importante dentro do contexto brasileiro.”
Também presente, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes afirmou que “quando não há uma contabilidade transparente, quando não conseguimos mostrar o que está acontecendo na nação, o país perde a credibilidade. Então, a contabilidade é a base para que o empreendedorismo aconteça em qualquer país.”
Integrantes da mesa
A solenidade também contou com a presença da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, e do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira. Também participou Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Comitê Latino Europa-América (CILEA) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), além de Daniel Mesquita Coêlho, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Entre as autoridades internacionais presentes, estavam Asmâa Resmouki, presidente da Federação Internacional de Contadores (IFAC), e Jorge Sandoval La Serna, presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC). O evento também contou com a participação de José Luis Ribeiro de Carvalho, do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (GLENIF), Sandra Elvira Gomes Santiago, da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), e Sebastian Yoshizato Soares, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), além de Paula Franco, representante da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).
Programação
O evento prossegue nos próximos dias com uma vasta programação. Destaques incluem discussões sobre a Reforma Tributária, o 5º Fórum Nacional da Mulher Contabilista e painéis sobre temas inovadores como inteligência artificial e governança corporativa. A Trilha Influenciadores será outro ponto alto, abordando o uso de ferramentas digitais para o crescimento e visibilidade no ambiente online.
Entre as palestras magnas, figuram nomes como Pedro Janot, ex-presidente da Azul Linhas Aéreas, e Dan Cockerell, ex-vice-presidente do Magic Kingdom, Walt Disney World.