15 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Abril Amarelo: Ação busca impedir as invasões do MST em SC

Governador Jorginho Mello afirmou que “se eles vierem o bambu vai roncar”

Em Santa Catarina o mês de abril é o período de conscientização, conscientização sobre a importância da defesa da propriedade privada. A Lei que criou o “Abril Amarelo”, foi sancionada pelo governador Jorginho Mello. O objetivo é incentivar a colaboração entre vizinhos e proprietários para combater invasões e acampamentos irregulares, além de agilizar os alertas para que as autoridades policiais possam atuar com mais rapidez.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Para o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, o Movimento Sem Terra (MST) ainda insiste em achar que em Santa Catarina existem áreas que possam ser invadidas, mas ele reforça que a lei diz claramente que propriedades não podem ser invadidas e nem desapropriadas.

Ação contra invasão na localidade de Valinhos, em Canoinhas. Imagem PMSC.

“Então é um trabalho político ideológico que está sendo forçado para que se busque terras para essas pessoas. Então a conscientização é importante da imprensa, dos agricultores, dos vizinhos e da própria área urbana de que devemos garantir essas áreas para os agricultores para que eles tenham segurança jurídica e de que a propriedade é deles, para que eles possam continuar produzindo e incentivar para que a juventude continue na propriedade com garantia”, comentou o secretário.

Colatto destacou que o estado está dando a garantia deste direito. Por outro lado, o secretário afirma que é preciso que a população também faça sua parte e que os agricultores se unam nas associações, sindicatos ou cooperativas para que possam defender o direito de propriedade. “Não serão admitidas invasões em propriedades privadas em Santa Catarina”, completou Colatto.

Invasores deixando a localidade de Valinhos, em Canoinhas. Imagem PMSC.

O projeto de lei que criou o “Abril Amarelo” foi aprovado na Assembleia Legislativa no final de 2024 e é de autoria do deputado estadual Oscar Gutz. Um do viés é orientar a população sobre a comunicação rápida com as autoridades em casos suspeitos.

A ação vem na contramão do MST que criou o “Abril Vermelho”. Nas redes sociais o governador Jorginho Mello, literalmente, mandou o recado afirmando que “se eles vierem o bambu vai roncar”, Jorginho também mostrou o acampamento de produtores rurais do Oeste catarinense, o Movimento dos Trabalhadores com Terra” (MCT), que une os agricultores e pecuaristas com o objetivo de impedir as invasões. “Esse é um acampamento no Oeste catarinense, uma região que era alvo do MST. Os donos da terra aqui estão dominando o seu território” completou o governador. Até o momento nenhuma invasão de terra foi registrada em território catarinense no mês de abril.

           

             

Estudo vai apontar a viabilidade do contorno viário no Morro dos Cavalos

Uma transposição mais segura do Morro dos Cavalos é uma demanda antiga para a mobilidade da região

O levantamento vai apurar a viabilidade para a construção de um contorno viário no Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça. A ordem foi ada para a Secretaria de Estado da Infraestrutura…

Continue lendo