16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Trânsito

Acidentes de trânsito estão entre os casos mais graves atendidos pelo SAMU

Colisão na BR 282 em Campos novos onde duas pessoas perderam a vida e uma ficou gravemente ferida. Imagem: PRF.

Maio Amarelo: Ação busca chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito

Apenas no primeiro trimestre deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já atendeu 668 ocorrências graves relacionadas com acidentes de trânsito. Segundo o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Fonseca, o SAMU tem investido em capacitação, aporte tecnológico, viaturas e equipamentos para diminuir o tempo de resposta no atendimento a esse tipo de ocorrência

“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vem trabalhando incansavelmente para reduzir os números e também na prevenção dos acidentes. São inúmeras as capacitações desenvolvidas através do Núcleo de Educação e Urgência, não só para os profissionais, mas também para a população como forma de prevenir e minimizar os riscos. É necessário uma conscientização da população para a segurança no trânsito, pois a segurança depende de todos”, reforçou o superintendente. Com o objetivo de concientizar a população está sendo realizado o “Maio Amarelo”.

O SAMU atendeu no último ano 668 ocorrências graves relacionadas com acidentes de trânsito. Imagem: SAMU.

O maior volume dos acidentes envolve motocicletas e veículos, com 235 ocorrências. Os resultados chamam a atenção para a responsabilidade dos condutores e pedestres para reduzir sequelas e óbitos. “Os acidentes de trânsito atendidos pelas nossas equipes têm pacientes graves ou em situação crítica com risco de morte iminente”, explicou o diretor técnico do SAMU/USA, Dr. Bruno Quércia. De acordo com o médico, a principal causa desses acidentes é quase sempre decorrência do uso de bebida alcoólica, excesso de velocidade e imprudência dos motoristas.

Acima de tudo existe o alto custo social que envolve os acidentes de trânsito. “Essas ocorrências têm efeito não apenas sobre o condutor, mas também terceiros. Quando não se perde a vida, muitas pessoas se tornam incapazes para o trabalho, com dificuldade de inserção na sociedade, gerando também um alto custo para o sistema de saúde”, afirmou.

Sobre o Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. No Brasil, a iniciativa do Maio Amarelo começou com o propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.