29 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Segurança

Aeroporto de Florianópolis recebe simulado de acidente aéreo com vítimas

Foto: Ana Melhado/ SES

Ação integrada entre forças de segurança mobilizou 70 voluntários do aeroporto

O Aeroporto Internacional e Florianópolis realizou nessa quinta-feira (28) um simulado de acidente aéreo com múltiplas vítimas. O objetivo foi testar o tempo resposta e a coordenação entre as equipes, avaliar procedimentos de segurança e resgate, além de identificar pontos que precisam ser aprimorados.

A atividade foi uma ação integrada que mobilizou diferentes órgãos de segurança e saúde e contou com mais de 70 voluntários, entre pessoas que trabalham no aeroporto, Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar (PMSC), Organizações de Bombeiros Militar (OBM), Defesa Civil, entre outros.

 

O cenário reproduziu a saída de pista de uma aeronave, exigindo ações rápidas e coordenadas das equipes. Os voluntários participaram como “vítimas” do acidente, simulando lesões e contribuindo para a realização de uma triagem realista.

Foi criada uma estrutura com lonas, onde nas vermelhas eram atendidas as vítimas mais graves, as amarelas para as intermediárias, as verdes para as vítimas que estão andando e a preta no caso de óbito. No local foi realizado o atendimento pré-hospitalar com a participação dos bombeiros e do SAMU.

Foto: Airton Fernandes/Defesa Civil

“Após atendimento médico das equipes, a vítima já tinha uma definição para qual hospital seria levada e de que forma: de helicóptero ou ambulância”, explica Alfredo Hebbel Busch, médico e gerente técnico da Superintendência de Urgência e Emergência do SAMU.

Para o capitão do CBMSC Gustavo Roesner, exercícios como este são essenciais para fortalecer a integração entre as instituições. “Esse tipo de treinamento permite avaliar o tempo de resposta, identificar falhas e melhorar os procedimentos adotados atualmente, garantindo que os recursos empregados sejam suficientes e que a comunicação entre os órgãos seja eficaz”, destacou o capitão.

Foto: Ana Melhado/ SES

“A Defesa Civil tem um papel essencial em situações como esta, coordenando e garantindo a integração de todas as forças envolvidas. Este simulado nos permite identificar pontos de melhoria e fortalecer a preparação das nossas equipes, visando sempre a segurança da comunidade e a eficácia no atendimento de situações críticas”, afirmou Aldrin de Souza, gerente de operações da Defesa Civil.

Esse tipo de simulação é fundamental para que, em uma situação real, as equipes envolvidas estejam prontas para responder de maneira rápida e eficiente, salvando o maior número possível de vidas e minimizando os impactos do acidente. Neste mês de novembro o simulado já ocorreu nos aeroportos de Joinville, Navegantes e por último Florianópolis.

           

             

Lula sanciona cadastro com dados de condenados por pedofilia e outros crimes sexuais

Projeto permite a consulta pública do nome completo e do número do CPF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (28) a Lei 15.035/24, que cria o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais. A medida irá possibilitar que a população consulte nome completo e o número de CPF de pessoas condenadas em primeira instância por crimes sexuais.

Continue lendo