16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Anvisa suspende venda e distribuição de preservativos por falha em testes

A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial da União

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda, a distribuição e o uso de alguns lotes de preservativos masculinos da Fábrica de Artefatos de Látex Blowtex Ltda, após eles falharem em testes de estouro antes do prazo de validade previsto no rótulo.

No texto, a Anvisa alega que a Blowtex começou as ações de campo de recolhimento dos itens. A empresa afirmou que havia problemas com a validade dos produtos. Por meio de um comunicado publicado no site da empresa, a Blowtex justificou que os itens dos lotes que passaram pelo teste estavam com a data de 5 anos, mas na verdade seria de 3 anos .

O teste de pressão de estouro é feito para garantir que o preservativo masculino não estoure durante o ato sexual. Para isso, ele é inflado com um fluxo de ar comprimido padrão.

Confira a nota completa:

“Aviso ao consumidor sobre a data de vencimento de alguns de nossos preservativos Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera. Esteja ciente de que alguns lotes de nossos preservativos Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera têm uma data de validade incorreta.

Esses lotes foram inicialmente produzidos com prazo de validade de 5 anos a partir da data de fabricação. Testes laboratoriais recentes indicaram que pode haver um risco maior de ruptura para preservativos com mais de 3 anos de fabricação.

Estamos emitindo este conselho para garantir que nossos preservativos atendam totalmente às suas expectativas de desempenho e aos nossos rigorosos padrões de qualidade.

Entretanto , com qualquer preservativo, se você este romper, você deve tomar precauções adicionais para reduzir a chance de gravidez ou de infecções sexualmente transmissíveis.

Em caso de dúvidas, estamos à disposição para contato através da Central de Atendimento ao Cliente (SAC) no e-mail consumidor@blowtex.com.br e WhatsApp (41) 99201-6156 ou ligue 0800 773 6968. O horário de funcionamento é das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h00, exceto feriados e fins de semana.”

Foto: Freepik/Reprodução