O governador eleito tem dito que pensa na governabilidade, ao se inserir no processo de escolha do presidente da Assembleia Legislativa. No entanto, ao hipotecar apoio ao nome do progressista José Milton Scheffer (foto) poderá ter criado um problema. A conta inicial é a de que terá três deputados do PP e mais 11 do PL, somando 14. No meu pensamento, o ajuste teria de ser ligado ao MDB, que tem a segunda maior bancada, com seis deputados. Pesa o fato de que Mauro De Nadal (MDB) estar na disputa da presidência também, e pode ter no contexto geral a maior soma de votos. A não ser que haja alguma outra disposição envolvendo o próprio MDB, que já conta com gente da sigla na lista de secretários, caso do ex-deputado federal Valdir Colatto escalado para a Agricultura. Vai saber. Nos bastidores, outros blocos já mostraram articulação. Portanto, a postura do governador eleito em dar sustentação a um nome, cuja bancada tem apenas três cadeiras, gera dúvidas ao sucesso de seu projeto de governabilidade. Quem sabe esteja também levando em conta a força da senadora amiga, a dona Ivete Silveira que acaba de assumir a titularidade no Senado. Não saberia eu dizer se isso tem ou não influência. Seria oportuno o próprio Jorginho vir a público e dizer qual a estratégia. Seja como for, o modus operandi de Jorginho, nos deixa repletos de dúvidas quanto à aspiração dos seus objetivos, no tocante à titularidade maior da Mesa Diretora, da Alesc. / Foto: Fábio Queiroz
Jorginho tem contas aprovadas pelo TRE/SC
Pois, o Tribunal Regional Eleitoral apreciou na tarde desta última quarta-feira (14), as contas do governador eleito Jorginho Mello (PL), e não encontrou nenhum problema, e, portanto, aprovou por unanimidade e sem ressalvas. Assim, o futuro chefe do governo de Santa Catarina apenas aguarda o dia da diplomação, prevista para a próxima segunda-feira (19), juntamente com a vice, a Delegada Marilisa, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Logicamente, uma notícia bastante positiva para Jorginho, que tem assim uma preocupação a menos no seu futuro como gestor.
Por falar em diplomação
Importante lembrar que não é somente o governador eleito e a vice dele que serão diplomados próxima segunda-feira, 19. Também os candidatos e candidatas eleitos, o senador e seus suplentes, os 16 deputados federais e os 40 deputados estaduais. No caso dos suplentes de deputado estadual e federal, estes, poderão obter seus diplomas no portal do TRE-SC. A cerimônia que acontece a partir das 17 horas, marca a última etapa do processo eleitoral deste ano. Vale dizer ainda, caso você queira acompanhar, o evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) no YouTube, e também pela TV Assembleia. A disponibilização do documento aos eleitos e suplentes, depois de assinados, fica condicionada à apresentação das contas de campanha à Justiça Eleitoral.