Pedro Zluhan Steinmetz, que treina com o professor Fernando Wolff dentro do programa Palhoça Esportiva, está disputando o Brasileiro Sub-15
O jovem atleta Pedro Zluhan Steinmetz, que participa do projeto de tiro com arco da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) de Palhoça, está integrando a equipe palhocense que participa do Campeonato Brasileiro Infanto Juvenil, iniciado na segunda-feira (17), em Águas de São Pedro (SP).
Pedro, de apenas 14 anos, está competindo na categoria arco recurvo masculino sub-15. Ele treina com o professor Fernando Wolff no projeto da FMEC.
“É um projeto novo dentro do programa Palhoça Esportiva, um esporte que há muito tempo estávamos tentando trazer pra dentro das nossas modalidades, porque temos grandes chances de nos tornarmos um celeiro do tiro com arco no país”, celebra o ex-presidente da FMEC, José Virgílio Junior (Secco), que levou a modalidade para dentro do programa Palhoça Esportiva.
O Brasileiro, que tem organização conjunta entre a Confederação Brasileira de Tiro com Arco e o Comitê Brasileiro de Clubes, prevê seis dias de muita disputa entre os 31 clubes brasileiros inscritos, com mais de 130 atletas disputando as categorias masculina, feminina e mista.
Participam da competição, nas disputas de tiro com arco, recurvo, composto e barebow, atletas sub-15, sub-18 e sub-21, que têm a oportunidade de competir em alto nível, com o objetivo de se desenvolver no esporte e de subir posições no ranking geral da modalidade.
“O Pedro já está na fase qualificatória. Ele ficou em segundo, com apenas nove pontos atrás do primeiro colocado, e continua sendo favorito para tentar defender o bicampeonato nacional na categoria sub-15. A gente tem plena confiança de que ele vai trazer o ouro novamente para o nosso estado”, projeta Fernando Wolff.
Independentemente da colocação no Brasileiro, Pedro já está convocado para representar o Brasil em uma competição escolar internacional que será realizada no Rio de Janeiro, em agosto.
O professor avalia que Pedro é um exemplo a ser seguido pelos demais atletas que participam do projeto. “Ele é um ícone que deve ser seguido pelos demais participantes, aproveitando a referência nacional que nós temos aqui, tanto do atleta quanto do técnico, para inserir definitivamente o município de Palhoça no cenário nacional de provas e também fomentar a chegada de novas crianças e adolescentes”, pondera.
Foto: Prefeitura de Palhoça/Reprodução