Após muita animação e também muita tristeza, a Copa do Mundo de 2022 chegou na final, com a vitória da Argentina por 4 a 2 contra a França. A partida foi disputada no estádio Lusail, neste domingo (18), em Doha, no Qatar. O dono do apito para a grande final foi o polonês Szymon Marciniak. No VAR, o responsável pelas análises foi o também polonês Tomasz Kwiatkowski.
A partida começou após a cerimônia de encerramento, às 12h (horário de Brasília), com a Argentina dominando o primeiro o tempo. Messi, que é o artilheiro que mais jogou em Mundiais da Fifa, marcou o primeiro gol da partida, em uma cobrança de pênalti, aos 22 minutos do primeiro tempo.
O segundo gol dos hermanos foi batido por Angel Di Maria, aos 35 minutos, ainda no primeiro tempo. A Argentina seguiu com um forte ataque em cima da França, que não conseguiu achar brecha para golear.
No segundo tempo, o time francês voltou com mais confiança e começou a se mostrar na partida. Aos 33 minutos, Randal Kolo Muani é acionado em velocidade na esquerda da área, acaba sendo derrubado por Nicolás Otamendi e o árbitro assinala o pênalti para a equipe francesa.
O destaque do time, Kylian Mbappé, fez a cobrança e abriu o placar para a França, aos 34 minutos. Mas a Argentina não teve tempo de respirar, e aos 35 minutos, em outra cobrança de pênalti, Mbappé bateu forte de perna direita, e o goleiro Emiliano Martinez acertou o canto mas não consegue evitar o gol francês, empatando o placar.
A prorrogação começou com a Argentina forte, mas a França logo reagiu e o jogo ficou equilibrado. No 3×3 os times finalizaram a prorrogação e a decisão foi feita nos pênaltis. Messi bateu o primeiro e abriu o placar, a França perdeu duas chances e a Argentina marcou o quarto gol, levando o Mundial por 4×2.
Foto: Carl Recine/ Reuters/Reprodução