23 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Ataque a creche em Blumenau: júri popular será nesta quinta (29)

Foto: Eduardo Valente/SECOM

Réu será julgado sob forte esquema de segurança um ano e cinco meses após assassinato de 4 crianças

Será realizado nesta quinta-feira (29) o julgamento em Tribunal do Júri do homem responsável por matar quatro crianças e tentar atacar mais cinco alunos, entre 4 e 7 anos de idade, em uma creche no município de Blumenau, no Vale do Itajaí, em abril do ano passado. O réu vai enfrentar o Conselho de Sentença um ano e cinco meses após o trágico dia, a partir das 8h, no Fórum de Blumenau.

Pela denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o réu será julgado por por homicídio e tentativa de homicídio, com as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa das vítimas, além do fato de os crimes terem sido praticados contra menores de 14 anos.

 

Os Promotores de Justiça Guilherme Schmitt e Rodrigo Andrade Viviani vão representar o MPSC perante o Tribunal do Júri. Já a defesa do acusado é de responsabilidade da Defensoria Pública de Santa Catarina, que não comenta casos em andamento.

Esquema de segurança

A 2ª Vara Criminal da comarca de Blumenau estabeleceu diversas restrições no dia para a segurança e o bom andamento do júri. Somente familiares das vítimas e do réu poderão acompanhar o julgamento no plenário, limitado a cinco pessoas por família. Jornalistas terão acesso à sessão do júri somente mediante cadastro prévio.

A rua Zenaide Santos de Souza, em frente ao fórum, será temporariamente fechada no início e no término do julgamento. Um forte esquema de segurança será implementado. O acesso ao local dependerá da apresentação de documentos de identificação pessoal e profissional.

Relembre o caso

Conforme a ação penal, eram 8h40 da manhã do dia 5 de abril de 2023 quando o acusado teria chegado ao Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, na rua dos Caçadores, no bairro Velha, de motocicleta. Na sequência, ele teria entrado no pátio interno da creche e feito o ataque.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

As vítimas fatais foram Bernardo Cunha Machado, de 5 anos; Bernardo Pabst da Cunha, de 4 anos; Larissa Maia Toldo, de 7; e Enzo Marchesin Barbosa, também de 4 anos. Outras cinco crianças também foram feridas. Depois do crime, o autor se entregou à polícia e está preso desde então.