Moradores e profissionais da construção civil de Criciúma têm mais facilidade para solicitar os serviços públicos na prefeitura
A Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana conta com 21 tipos de serviços digitais, que dispensam a necessidade de deslocamento até a prefeitura e a impressão de cópias e documentos.
Desde o lançamento da plataforma Aprova Digitalm mais de 4 mil processos já tramitaram de forma rápida e segura, agilizando o trabalho dos profissionais que utilizam os serviços da secretaria. A prefeitura digital permite que ele acompanhe o andamento dos processos, em que departamento está, se existe alguma pendência e se precisa fazer algum ajuste.
A tecnologia substitui as etapas manuais e físicas do requerimento feito pelo cidadão e do trabalho de análise realizado pelo servidor. “As atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema vão para o piloto automático”, detalha o idealizador da plataforma, Marco Zanatta.
Ele conta que a tecnologia moderniza e agiliza a aprovação de projetos na área da construção civil e de outros segmentos com a prefeitura, gerando mais eficiência, economia e novos investimentos para o município.
O diretor de Tecnologia de Informação (TI) da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, diz que a plataforma é uma parte vital para os bons resultados obtidos pelo Município, porque garante a facilidade e a celeridade necessárias para que o cidadão se sinta motivado a utilizar os serviços públicos e investir no desenvolvimento local.
“O sistema possibilita aumentar a arrecadação de forma eficiente, sem onerar o cidadão com mais impostos. O uso da tecnologia nos permitiu agilizar e desburocratizar os processos da construção civil, atraindo investimentos e movimentando a economia sem deixar de lado a justiça fiscal”, reforça.
Na prefeitura já é possível aprovar projetos arquitetônicos em 4 dias e emitir uma licença para construção em 24 horas. Um dos serviços disponíveis em Criciúma, o alvará autodeclaratório – também utilizado na capital Florianópolis – é considerado o mais completo processo de licenciamento declaratório do país.
Com o sistema autodeclaratório, os interessados que cumprem todas as etapas do processo e fornecem corretamente os dados sobre o lote, propriedade e informações técnicas do projeto, conseguem emitir o alvará de forma imediata.
Como utilizar o atendimento digital em Criciúma
As solicitações devem ser feitas acessando o site (acesse clicando aqui). O primeiro passo é criar um cadastro gratuito na plataforma. Entre os serviços públicos digitais da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, estão disponíveis:
- Alvará de Licença de Construção Autodeclaratório;
- Análise e Aprovação de Projeto Arquitetônico;
- Análise e Aprovação de Projeto Hidrossanitário;
- Licença de Construção;
- Vistoria Hidrossanitário;
- Habite-se;
- Licença de Demolição;
- Vistoria de Demolição;
- Regularização de Construção Existente;
- Alteração de Dívidas;
- Análise e Aprovação de Desapropriação;
- Análise e aprovação de Desdobro;
- Análise e aprovação de Desmembramento;
- Análise e aprovação de Retificação;
- Análise e aprovação de Retificação e Desapropriação;
- Análise e aprovação de Unificação;
- Análise e pré aprovação de processo de viabilidade para loteamento/Condomínio Horizontal;
- Aprovação Final de Condomínio Horizontal de Lotes;
- Aprovação Final de Loteamento;
- Autorização de Ligação de Água/ Energia;
- Terraplanagem.
Foto: Prefeitura de Criciúma/Reprodução