18 de outubro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Atitude do governador Carlos Moisés efetiva obra de Ponte das Goiabeiras

Exalto a decisão do governador Carlos Moisés, na solução de um problema vivido pelas comunidades de São Joaquim (SC) e Bom Jesus (RS) por cerca de 40 anos. Na divisa dos dois municípios, sobre o Rio Pelotas, existe até hoje uma ponte precária. Dia desses, Moisés foi até o lugar e viu de perto o drama das comunidades e decidiu investir na construção de uma nova ponte. Resumindo, a obra está em andamento e deve ser terminada até o segundo semestre de 2023. Os recursos estão assegurados, e sem nenhuma contrapartida do Governo do Rio Grande Sul. Faz parte da Rota Caminhos da Neve, atualmente federalizada. Caso, também seja concluída a pavimentação do trecho que resta em Santa Catarina, e totalmente, no outro lado, até Bom Jesus, se tornará um dos mais belos roteiros para o turismo entre as duas regiões serranas, sem falar no desenvolvimento econômico propiciado pelo escoamento da produção de diversos setores. (Foto: Wagner Urbano)

Lages alterou o destino dos recursos do Plano 1000

No dia 17 de junho de 2022, o prefeito Ceron e governador Carlos Moisés assinaram ordem de serviço para revitalização do primeiro trecho da Av. Belizário Ramos (Carahá) – Foto: Paulo Marques

O Plano 1000 instituído pelo Governo do Estado e agora considerado inconstitucional, reserva algumas particularidades. Em Lages, por exemplo, ele foi muito bem recebido logo depois das declarações do governador Carlos Moisés, num dia em que o Mercado Público Municipal foi inaugurado. Era realmente uma boa novidade. Desta forma, era preciso saber, na cidade, onde seria a melhor aplicação dos recursos. O prefeito Antonio Ceron recorreu ao Fórum de Entidades para discutir, em conjunto, qual parte de Lages mereceria a aplicação da verba do Plano, e que causaria melhor impacto ao desenvolvimento. Todos foram unânimes em apontar a continuidade do asfaltamento da Coxilha Rica, interligando com São Joaquim, e criando assim, um corredor estratégico de ligação para escoamento da produção de grãos, e até mesmo para exploração do turismo. Era mesmo, a melhor alternativa.

Mudança repentina, surpreende

Obra do Plano 1000 começou e agora está parada / Foto: Ary Barbosa

Dias depois, a surpresa. O próprio prefeito Antonio Ceron noticiou a mudança de ideia para os recursos do Plano 1000. A revitalização da Av. Belizário Ramos, em área central da cidade, passou a ser a alternativa. Tal informações pegou a todos de surpresa. Afinal, o que representaria em termos de desenvolvimento econômico para Lages, a simples revitalização da Avenida. Nada, praticamente. Mas, quase ninguém questionou a repentina mudança de ideia. Mais tarde, gente do próprio Fórum de entidades disse que o prolongamento do asfalto da Coxilha não seria atendido, porque Carlos Moisés não queria dar continuidade numa obra iniciada pelo ex-governador Raimundo Colombo. Enfim, nunca ninguém confirmou, e muito menos, negou. Por fim, a obra de revitalização da dita Avenida até começou num ponto em que não existe a pavimentação. O prefeito já admite terminar o pequeno trecho iniciado, com recursos próprios.

Luta de Carmen Zanotto

Impressiona o trabalho da deputada federal Carmen Zanotto, para garantir os fundos de recursos para enfermagem. Até mesmo uma força-tarefa ela defendeu em plenário. Ela acredita que somente através de um grande acordo pode conseguir com que tramitem todas as matérias, e, em definitivo, resolver a questão da enfermagem, um problema que não pode mais esperar.