21 de outubro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Atletas que morreram no acidente na BR 376 conquistaram sete medalhas

Foto captada durante o evento em São Paulo. Atletas Henri Fontoura, João Kerchiner, João Milgarejo e Samuel Lopes juntos com o técnico Oguener Tissot. Imagem: Divulgação.

As vítimas faziam parte do projeto “Remar para o Futuro” da Prefeitura de Pelotas

O trágico acidente, registrado na noite do último domingo (20) tirou a vida de atletas e do técnico da equipe do projeto Remar para o Futuro da Prefeitura de Pelotas. A identidade das vítimas fatais e do sobrevivente ainda não foram confirmadas. O grupo participou do Campeonato Brasileiro Unificado durante a última semana. Na competição todos os oito atletas do Remar conquistaram medalhas. Dentre elas, a medalha de ouro no four skiff masculino com os atletas Samuel Benites, Henri Fontoura, João Kerchiner e João Milgarejo, no último sábado (19).

Em uma entrevista antes do acidente o coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, que morreu no acidente, se mostrou animado, destacou o desempenho dos atletas como “excelente” e “histórico”. Ele ressaltou a conquista, pela primeira vez, de uma prova four skiff. “Esse título representa uma nova fase do projeto, onde optamos por alçar voos mais altos”, comentou.

No domingo (20), dia do acidente e último dia de provas, a atleta do projeto Helen Belony Centeno ganhou a medalha de ouro no four skiff feminino, junto com jovens de outras instituições. Além disso, a equipe levou três medalhas de prata e duas de bronze, se classificando como a sexta melhor equipe do Campeonato Brasileiro.

Medalhas conquistadas
Ouro

Four Skiff U19 Masculino – Henri Fontoura: João Kerchiner; João Milgarejo e Samuel Lopes

Four Skiff Feminino U23 – Helen Belony Centeno + Evelen Cardoso (GNU) + atletas do Botafogo

Prata

Quatro Sem Feminino U19 – Nicole da Cruz e Angel Vidal

Oito Com Masculino U19 – Henri Fontoura e Vitor Fernandes + Atletas do Corinthians

Four Skiff U19 Feminino – Angel Vidal e Nicole da Cruz + atletas do C.R Riachuelo

Bronze

Single Skiff U23 Feminino – Helen Belony

Quatro Sem U23 Feminino – Ângela Vidal; Nicole da Cruz; Helen Belony e Evelen Cardoso

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Para competir em São Paulo a equipe enfrentou problemas financeiros para bancar a viagem. Após o evento a equipe divulgou as conquistas no perfil em uma rede social e falou sobre os desafios superados pela equipe e por projetos de pequeno porte no Brasil.

“Uma semana de competições em SP, dois dias de viagem de van, incertezas sobre viajar ou não até um dia antes da viagem por questões orçamentarias, desistimos de levar os nossos barcos por questões de segurança, também um dia antes da viagem, resumindo um cenário de incertezas com uma única convicção: nossos jovens estavam prontos para esse grande desafio, mesmo após quase um ano em meio sem competir”.

A viagem apenas foi confirmada na última hora com o coordenador do Projeto, Fabrício Boscolo, com o uso de recursos próprios. “A gratidão é imensa a todos que fazem parte da nossa família e contribuem para superar as adversidades e manter vivo o esporte de base em nosso país” dizia parte da nota.

O acidente

Na van de turismo que levava a equipe de remo estavam 10 pessoas. O veículo foi esmagado por uma carreta na noite do último domingo (20), na BR 376, em Guaratuba no Paraná. Apenas um adolescente, de 17 anos, foi resgatado com vida e encaminhado para o Hospital São José, em Joinville.

A carreta, que transportava um contêiner, teve problema no sistema de freios e colidiu na traseira da van, que colidiu na traseira de um carro e foi arrastada para fora da pista. A van foi esmagada pela carreta ao colidir em um barranco. O motorista da carreta, de 30 anos, teve ferimentos leves e o condutor do carro saiu ileso. Os corpos foram encaminhados para o IML em Curitiba.