21 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Ato simbólico muda a capital de Santa Catarina nesta sexta-feira; entenda

Mudança da capital nesta data faz referência à criação da Capitania de Santa Catarina, em 1738

A capital de Santa Catarina mudou nesta sexta-feira, dia 11 de agosto. Um ato simbólico com a presença do governador Jorginho Mello (PL) transfere de Florianópolis para São Francisco do Sul a capital do Estado por um dia. Essa mudança consta na Lei 15.109/2010, que prevê a troca da capital nesta data, em referência à criação da Capitania de Santa Catarina, em 1738.

A programação do marco simbólico inclui dois eventos. ÀS 10h foi celebrada a transferência simbólica da capital na Praça Getúlio Vargas, localizada no Centro Histórico da cidade.

Já às 14h, o outro compromisso do dia envolve a economia catarinense, com uma visita do governador ao Porto de São Francisco do Sul, que, no primeiro semestre de 2023, registrou um recorde histórico na movimentação de cargas.

São Francisco do Sul

A capital simbólica do Estado neste dia 11 de agosto é também a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira mais antiga do Brasil. Em 1642 foi construída a primeira capela no local, que passaria a vila em 1660. Destaca-se pelas construções históricas, algumas inclusive tombadas como patrimônio histórico, pelo Porto e pela combinação entre ecoturismo e atividades culturais de museus.

Foto: Reprodução