18 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Fátima Guimarães

Ator Henrique Ferresi interpretará ‘Vovó Preciosa’, uma apresentação teatral para convidados

Foto: Divulgação

Espetáculo das Crianças

A Diretoria e equipe de Cultura da Associação de Moradores do bairro Comerciário em Criciúma – AMBAC, realizam no dia 19 de outubro (sábado) a partir das 9h da manhã, na Praça Abelle Colle do Museu Augusto Casagrande, o “Espetáculo das Crianças Cultural”.

Várias atrações do teatro, música e da literatura como o lançamento do livro infantil “As Aventuras de Aninha”, da escritora Vanere Rocha, com a presença das Guardiãs de Anita e o Grupo Infanto-Juvenil Herdeiros de Anita. Na musicalidade, o autêntico Gean Pierre que traz um repertório infantil a altura.

 

A Presidente da AMBAC, Fátima Guimarães, traz a parceria com o Museu de Zoologia Professora Morgana Gaidzinski da Unesc, com a presença do mascote Pintado. Contando também com a parceria da Equipe Multiinstitucional comandado pelo polivalente Almir Fernandes, que vai reforçar o Natal Solidário da Instituição com a arrecadação de brinquedos. Além de outras atrações como Bumblebee.

O ator Henrique Ferresi interpretará a “Vovó Preciosa”, uma apresentação teatral para os convidados. E você é o convidado ilustre. Vai ser uma manhã de sábado recheada de atrações.


Mostra inédita

O artista Rubens Oestroem abre exposição inédita em Florianópolis. “Objetos Instalativos” vai ocupar o jardim da Fundação Cultural BADESC. A mostra é gratuita e abre na quinta, 12 de setembro, a partir das 19h. Com mais de cinco décadas dedicadas ao mundo das artes, o artista visual contemporâneo Rubens Oestroem se prepara para abrir a primeira exposição individual a céu aberto da carreira.

Nascido em Blumenau, em 1953, Rubens passou 10 anos na Alemanha, onde estudou na academia de artes de Berlim, HdK, produziu trabalhos e participou de exposições. No final de 1985 retornou para a cidade natal, no Vale do Itajaí, e em 1988 mudou para Florianópolis, onde desde 1990 reúne num só lugar a casa, jardim e ateliê no bairro Sambaqui.

Segundo o artista, os objetos instalativos, como chama suas esculturas, que passam de dois a três metros de altura, são, na sua maioria, produzidos em madeira, objetos encontrados pelo artista durante suas caminhadas no final do dia no bairro, ou trazidas pelo mar. São restos de canoas naufragadas, bem como malhas, panos, galhos, madeiras corroídas pelo desgaste e tempo, e algumas por cupins do mar, que recebem uma pintura policromada em verniz e tinta acrílica, e também pedras amarradas ao tecido que formam as obras.

“Objetos Instalativos” ficará em exposição de 12 de setembro a 12 de dezembro de 2024, podendo ser visitada de graça de segunda a sexta, das 13h às 19h. A Fundação fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. Colaboração Juliano Zanotelli.


Litoral brasileiro

Um dia inteiro de programação gratuita para celebrar a cultura oceânica, os saberes populares e a cultura local de Itapirubá, em Imbituba (SC). O evento ‘Marés de Itapira – Pedras que rolam para o mar’ (tradução livre para Itapirubá, em tupi-guarani), simboliza movimento, mudança e evolução e atende ao chamado da cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano. “Uma de nossas missões aqui no ProFRANCA é aproximar a sociedade do oceano com o objetivo de conservar a vida marinha”, diz Karina Groch, diretora do projeto.

Será um domingo inteiro, em 15 de setembro, com a programação compondo o Mês da Baleia Franca, quando o ProFRANCA celebra o auge da temporada reprodutiva das baleias-francas no litoral brasileiro. Começa logo cedo, com a realização de uma trilha interpretativa no Morro de Itapirubá, guiada pelo coletivo Taia Terra, e a prática do Dia de Baleiólogo, uma vivência de pesquisador de baleias aberta à comunidade realizada pelo ProFRANCA desde 2020. Um excelente momento cultural em família.


Semana Farroupilha

Nos dias 14 a 20 de setembro será realizada a 20ª edição da Semana Farroupilha em Balneário Arroio do Silva. O evento de tradição gaúcha inicia dia 14 de setembro, com a chegada da Chama Crioula, e contará com uma programação diversificada até o dia 20. Serão sete dias de tradição gaúcha, shows e apresentações artísticas.

O acampamento está sendo montado na Avenida Salmi Paladini, esquina com a Avenida Florianópolis – próximo ao Centro Administrativo Prefeito José Élio Borges. Os grupos estão organizados e os piquetes estão sendo preparados. A programação é gratuita e a população está convidada para participar e prestigiar. Serão dias de muita cultura e aprendizado.