28 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Atores juntam-se a roteiristas e declaram greve em Hollywood; decisão interfere nas produções

A decisão vai paralisar as produções que estão acontecendo, além das agendas de divulgações e premiações programadas durante o ano

O Sindicato dos Atores dos Estados Unidos- Screen Actors Guild (SAG-AFTRA) não conseguiu chegar a um acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), a associação que representa estúdios e serviços de streaming e declarou greve nesta quinta-feira (13).

A decisão vem dois meses após o Sindicato dos Roteiristas paralisar, em maio, e deve afetar vários setores da indústria de Hollywood. Esta é a primeira greve de atores em 23 anos. Hollywood não enfrenta duas greves ao mesmo tempo desde 1960, quando membros da WGA e do Screen Actors Guild abandonaram o trabalho em uma briga por resíduos de filmes vendidos para redes de TV.

A AMPTP, que negocia em nome da Netflix Inc (NFLX.O) , Walt Disney Co (DIS.N) e outras empresas, disse que ofereceu “salários históricos e aumentos residuais” e “uma proposta inovadora de IA que protege as semelhanças digitais dos atores”. Os atores temem que suas imagens digitais sejam usadas sem sua permissão ou sem compensação adequada.

“Em vez de continuar negociando, o SAG-AFTRA nos colocou em um curso que aprofundará as dificuldades financeiras de milhares que dependem do setor para sua subsistência”, disse o AMPTP.

Em comunicado , o sindicato que representa 160.000 atores, disse que seu comitê de negociação votou unanimemente para recomendar uma greve.

 “Depois de mais de quatro semanas de negociação, a AMPTP permanece relutante em oferecer um acordo justo sobre as principais questões que são essenciais para os membros do Sag-Aftra”, diz o comunicado.

Espera-se que uma greve tenha um impacto imediato nos esforços de publicidade dos principais filmes do verão; a estreia de quinta-feira à noite de Oppenheimer em Londres foi transferida para começar uma hora antes, para que o elenco possa comparecer independentemente do resultado.

Outros grandes filmes comerciais, incluindo Barbie e Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One, já tiveram suas estreias mundiais, embora suas estrelas sejam impedidas de participar de outros eventos promocionais. A greve também pode atrasar a premiação do Emmy até o final do outono, ou mesmo no ano que vem, informaram publicações do setor.

A Disney anunciou que a estreia de seu filme Haunted Mansion em 15 de julho ainda acontecerá na Disneylândia, independentemente das greves, embora os atores do filme – incluindo LaKeith Stanfield, Tiffany Haddish e Jamie Lee Curtis – não estejam presentes.

A San Diego Comic-Con, programada para começar em 20 de julho, também será afetada.

“Você precisa ganhar US$ 26.000 por ano para se qualificar para o seu plano de saúde e muitas pessoas ultrapassam esse limite por meio de seus pagamentos residuais”, disse o ator Matt Damon em um evento promocional realizado para o filme “Oppenheimer” na quarta-feira.

“Há dinheiro sendo ganho e precisa ser alocado de forma a cuidar das pessoas que estão à margem”, acrescentou Damon.

De acordo com a Reuters, “a paralisação do trabalho do WGA se espalhou por toda a Califórnia e além , atingindo fornecedores, fornecedores de adereços e outros que dependem da produção de Hollywood para negócios. Espera-se que o dano econômico se espalhe se os atores também atacarem”.

Ainda segundo o jornal americano, “as redes de transmissão já anunciaram programações de outono repletas de reality shows, que não são afetados pelas atuais tensões trabalhistas. As produções independentes não cobertas por contratos sindicais também podem continuar”.

Com informações do The Guardian*

Foto: Mike Blake/Reuters/Reprodução