28 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Audiência pública debate construção de teleférico em parque de Pomerode

Projeto prevê a construção passando por uma área de vegetação nativa da Mata Atlântica

A vontade do Alles Park de construir um teleférico passa por uma consulta pública na noite da próxima quarta-feira (23), em Pomerode. O objetivo do parque é ligar a Vila da Neve ao Mirante do Morro da Turquia, em uma construção que requer nove torres metálicas. Para isso, a diretoria do Alles Park apresenta o projeto em uma audiência pública, às 18h, no Clube Pomerode, com a finalidade de estimar o impacto na vizinhança, como parte do processo de adequação ao licenciamento municipal.

O teleférico faz parte de uma ampliação do Alles Park, que é desejo antigo dos empresários desde a concepção do empreendimento. Segundo a assessoria do parque, a ideia é construir a estação de embarque do teleférico atrás da Vila da Neve, com trajeto seguindo pela encosta do Morro da Turquia, até chegar ao mirante, onde estará o deck de desembarque.

De acordo com o projeto, os bondinhos devem percorrer em torno de um quilômetro de extensão e chegar a quase 500 metros de altitude. Outra ideia do parque é instalar um letreiro com o nome de Pomerode no Morro da Turquia, imitando o que existe em Hollywood, na costa Oeste dos Estados Unidos.

 

Como o teleférico vai cruzar a encosta do morro, passando por uma área de vegetação nativa de Mata Atlântica, o Alles Park prevê oferecer uma atração voltada à educação ambiental, através de um passeio guiado por uma trilha ecológica. Além do teleférico, também faz parte do projeto de ampliação do parque a construção de atrações voltadas ao Ecoturismo, como mirante de vidro, arvorismo, tirolesa e áreas de alimentação no alto do Morro da Turquia.

Porém, antes de começar a construção do teleférico, é necessário regularizar o licenciamento ambiental, em conformidade com o plano diretor de Pomerode e com a comunidade local. Caso sejam aprovadas, as obras do teleférico devem levar pelo menos três anos a partir da liberação e do alinhamento de cronogramas, segundo estimativa do Alles Park.

Foto: Internet / Reprodução