Salles governou o estado entre 1971 e 1975, e morre aos 97 anos
Morreu na noite desta terça-feira (14) o ex-governador de Santa Catarina, Colombo Machado Salles, aos 97 anos. Ele faleceu em seu apartamento aos 97 anos e deixa a mulher Dayse Werner Salles e três filhos: Marcelo, Bertoldo e Maria José. Salles havia sido internado em outubro, por cerca de dois dias, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis, por infecções urinárias recorrentes e edemas pulmonares.
O governador Jorginho Mello decretou luto oficial de sete dias:
Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Colombo Machado Salles, aos 97 anos. Salles foi um bom sujeito e um homem de grande espírito público. Sua contribuição para nosso estado deixa um legado que perdurará na história. Decretamos luto oficial de sete dias em sua memória. Que Deus conforte a família nesse momento difícil.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina também registrou o pesar pela morte do ex-governador. Nas redes sociais, o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, também lamentou o ocorrido.
É com pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-governador Colombo Salles, que deixa o seu nome marcado na história de SC. Um engenheiro civil e professor responsável por obras estruturantes que ajudaram a conectar as regiões e modernizar o nosso estado.
O senador Esperidião Amin destacou a figura humana e gestora que foi Salles.
Grande figura humana e gestor! Inovador, estimulando a modernização da Administração Pública em SC e no país. Que seu “padrinho” Santo Antônio dos Anjos da Laguna e Deus o recebam com a generosidade própria. Nossos sentimentos à sua querida Dona Dayse e a todos os seus.
O ex-governador Carlos Moises também manifestou seus sentimentos.
Natural de Laguna, Colombo Salles deixa um grande legado para a história do nosso Estado. Sua contribuição para o avanço de SC será sempre lembrada. 🙏🏼
Biografia
Natural de Laguna, Colombo Salles era engenheiro civil. Foi governador do Estado entre 1971 e 1975 pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Entre as obras de destaque de sua gestão está a segunda ponte que liga a Ilha de Santa Catarina ao continente, que recebeu seu nome desde a inauguração.
Colombo Salles também foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre 1983 e 1986. Foi, ainda, professor de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cargo do qual se aposentou em 1992.
Foto: Solon Soares / Arquivo / AgênciaAL