O animal já demonstrava sinais de exaustão. Imagem: CBMSC.
O mamífero estava preso em uma redes de pesca
O resgate foi em Balneário Piçarras na tarde da quarta-feira (14). O Corpo de Bombeiros (CBMSC) recebeu a informação de que uma baleia estava presa em redes de pesca próximo a Ilha Feia, no lado sul de Balneário Piçarras.
Com apoio de uma embarcação particular uma equipe, formada por dois militares, um guarda-vidas civil voluntário e um bombeiro comunitário, todos especialistas em Salvamento Aquático, deslocou para o local da ocorrência.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Após enfrentar o mar agitado e muito vento localizaram o cetáceo. A baleia, de porte médio, já demonstrava sinais de exaustão e estava presa pela nadadeira caudal em redes de pesca de mais de 60 metros.
Após uma rápida avaliação, uma parte da rede e uma poita (pequena âncora) que estavam presas na baleia foram recolhidas. Com o uso de tesouras, utilizadas em primeiros socorros e que não possuem ponta, os trabalhos começaram com o cuidado de não ferir a baleia. O mamífero foi liberado e monitorado até submergiu e seguir com velocidade em direção ao alto mar.