Foto: Jonatã Rocha/Secom
Números apresentaram uma queda por conta das fortes chuvas que atingiram o Estado na segunda semana de janeiro
De acordo com relatório emitido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), 75,21 dos pontos analisados em praias do Estado estão próprios para banho. Já em Florianópolis, 70% estão balneáveis. Esse é o maior número registrado em 2025, que registrou uma queda nesse percentual após as fortes chuvas que atingiram a região litorânea na segunda semana de janeiro. O IMA suspendeu as coletas por uma semana e a coleta seguinte apresentou 67% no Estado e em Florianópolis.
Já o pior índice do ano foi registrado no primeiro relatório, quando a cidade registrou a maior concentração de turistas, fator que contribui para a impropriedade da água. Nesta data, a balneabilidade no Estado e em Florianópolis era de 63,45% e 64,37%, respectivamente.
Como são feitas as coletas
Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Caminhão cai de ribanceira e atinge casas no norte de Santa Catarina
De acordo com os bombeiros, ninguém se feriu
Duas casas no bairro Vila Buenos Aires foram atingidas por um caminhão que acabou descendo uma ribanceira às margens da BR-116 em Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), ninguém se feriu.