27 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Blitz Sanear lacra sete tubulações e autua moradores no Itacorubi

Todos os casos ocorreram na servidão José Antônio de Lima

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, lacrou mais sete tubulações irregulares localizadas no bairro Itacorubi, na última segunda-feira (25). Pelo menos três residências estiveram no roteiro de vistorias da equipe, enquanto duas receberam auto de infração ambiental aplicados pelo fiscal da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), que também integra a fiscalização da Blitz.

Na primeira ação de vistoria, foi realizado o teste de corante na residência e, em seguida, ficou confirmado o descarte de águas do tanque, máquina de lavar roupas e caixa de gordura localizada à esquerda do imóvel em boca de lobo em frente à construção. O auto de infração ambiental foi lavrado pelo fiscal responsável.

Um terreno de características mistas (moradia e comércio), também foi fiscalizado e autuado. Mais uma vez, a aplicação do teste de corante denunciou irregularidades no sistema de saneamento da edificação. Um segundo auto de infração ambiental foi lavrado por conta do deságue do extravasamento da fossa do imóvel direto no bueiro localizados em via pública.

 

Na última ação, os proprietários de um imóvel não permitiram a entrada da Blitz na residência para realização do teste de corante. Contudo, a equipe identificou a presença de canos que desaguavam diretamente no bueiro em frente à residência. Pelo menos sete tubulações da casa estavam conectadas irregularmente ao local e foram lacradas.

Os responsáveis ainda alegaram que a tubulação seria para escoar a água que acumula na calha do imóvel. No entanto, as águas que escoam da calha podem ser despejadas diretamente na sarjeta, não havendo necessidade de conectá-la ao bueiro.

As ações da Blitz Sanear são executadas pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.

Foto: PMF/Reprodução