Tragédia da Boate Kiss completou 12 anos. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Os recursos apresentados pela defesa dos condenados a mais de 18 anos de cadeia estão sendo analisados pelos ministros
Nesta segunda-feira (3) o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a condenação e a prisão dos réus acusados pela tragédia da Boate Kiss. O caso ocorreu em janeiro de 2013 e 242 pessoas morreram no incêndio na casa noturna em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os ex-sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha foram condenados a 22 anos e seis meses, 19 anos e seis meses e 18 anos de prisão, respectivamente, pelo tribunal do júri.
Após identificar supostas falhas no júri as sentenças foram anuladas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Agora, o STF vai dar a decisão final sobre as condenações. Os ministros julgam em plenário virtual recursos apresentados pelos advogados dos condenados. Os votos devem ser incluídos no sistema até 23h59 de hoje. Elissandro Spohr, Mauro Hoffman, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha foram todos condenados a mais de 18 anos de prisão.
A tragédia
O incêndio na Boate Kiss aconteceu em 27 de janeiro de 2013 depois que Londero Hoffmann, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, que fazia uma apresentação ao vivo, acendeu um sinalizador. As e faíscas incendiaram a espuma que fazia o isolamento acústico.
A queima liberou gases tóxicos e matou, por sufocamento, a maior parte das vítimas. Além disso, o local não contava com saídas de emergência adequadas, e os extintores eram insuficientes e estavam vencidos.
Dois acidentes seguidos deixam 10 pessoas feridas no Oeste do estado
Quatro vítimas precisaram ser encaminhadas ao Hospital Regional de Chapecó para atendimento
Dez pessoas ficaram feridas na manhã desta segunda-feira (3) em dois acidentes de trânsito seguidos em Coronel Freitas, no Oeste de Santa Catarina. Quatro dos envolvidos ficaram feridos com maior gravidade e precisaram ser encaminhados ao Hospital Regional de Chapecó (HRO). As outras vítimas foram…