Quem ficar com o título terá direito a assistir à prova de F1 direto de Interlagos
O Brasil vai receber a primeira edição do Campeonato Sul-Americano de Esports, uma competição virtual 100% voltada para o automobilismo. O torneio virtual está marcado para o dia 2 de novembro, na semana do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.
Segundo a organização, as disputas acontecerão na plataforma iRacing utilizando carros de Fórmula 4. As finais acontecerão na Max Arena, no bairro da Mooca, em São Paulo.
A plataforma iRacing organiza mais de 100 competições virtuais por anos, e os usuários podem competir em milhares de ligas ou eventos privados, em todos os tipos de categorias. Em agosto, o sistema foi anunciado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) como parceiro na realização de competições virtuais continentais de Fórmula 4 – como, no caso, do evento da América do Sul.
“É ótimo ver que a colaboração entre a FIA e o iRacing continua a se desenvolver”, afirmou na época o diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis – a FIA e a plataforma já haviam feito um anúncio inicial de parceria em maio. “O iRacing FIA F4 Esports Regional Tour aproximará ainda mais as corridas virtuais e do mundo real, e encorajar o desenvolvimento global de novos talentos através de uma competição acirrada, que é exatamente o que os campeonatos de Fórmula 4 estão fazendo.”
A primeira fase do Campeonato Sul-Americano acontece entre 29 de setembro e 5 de outubro, em caráter nacional. Nesta etapa, que será online, cada confederação de automobilismo da América do Sul escolherá critérios próprios para determinar os finalistas – ao todo, 11 irão para a fase decisiva.
A decisão acontece presencialmente em São Paulo. Quem ficar com o título ainda terá direito a assistir ao Grande Prêmio de São Paulo ao vivo no Autódromo de Interlagos, entre os dias 3 e 5 de novembro.
“O automobilismo virtual tem sido uma ótima ferramenta para levar o público jovem ao automobilismo. Os esports têm crescido muito em número de participantes e também como negócio, atraindo novos públicos. É um dos canais que procuramos utilizar para atrair mais pessoas para o primeiro contato com o automobilismo”, afirmou Fabiana Ecclestone, vice-presidente de Esportes da FIA para a América do Sul e responsável pela iniciativa do campeonato.
Fonte: Band
Foto: Reprodução