21 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Caminhadas e mateadas na praça principal ditam o rito da campanha em Lages

A candidata Carmen Zanotto tem tido o reforço dos deputados estaduais da região durante as ações de campanha / Foto: Alan Borges

O sábado (21) de sol e dia quente propiciou na principal praça do Centro de Lages, a João Costa, uma grande concentração do grupo liderado pelos candidatos Carmen Zanotto (Cidadania) e Jair Junior (Podemos). A movimentação seguiu no dia seguiu no dia seguinte, o domingo (22), com ações de campanha, como caminhadas por dois bairros, o Várzea e o Bela Vista. Juntos, os deputados estaduais Marcius Machado (PL) e Lucas Leves (Podemos), no apoio à coligação Avança Lages. Além disso, muitas reuniões fechadas com discussões estratégicas visando traçar as estratégias para os últimos dias de campanha. Os encontros são abertos à troca de ideias entre os candidatos e eleitores. Enfim, como Lages ainda não teve nenhuma pesquisa, a campanha segue sendo visualizada pelas particularidades apresentadas pelos candidatos e pelas falações nas redes sociais. “A campanha de Carmen Zanotto e Jair Júnior, de qualquer forma, segue focada em ouvir as pessoas, promovendo um diálogo aberto e participativo, com o objetivo de construir uma Lages melhor e mais inclusiva para todos”, afirmou a candidata Carmen Zanotto.

Qual será o efeito Bolsonaro na campanha eleitoral de Criciúma?

Ainda é um pouco cedo para dar resposta a esse questionamento. É certo, no entanto, que o “mito” é capaz de reunir multidões em torno dele, se irá transferir pelo menos parte da popularidade aos candidatos às prefeituras, não se sabe. Mas aí entram outros fatores que não dependem da presença do ex-presidente, a do conservadorismo. O Partido Liberal (PL) espera ter crescimento no Estado, seguindo justamente as premissas pregadas pelo ex-presidente. É esse o sentido que faz o eleitor pensar. Mas, na hora do voto, nem sempre se dá o que se prospecta. Seja como for, falando novamente da terra do carvão, o fim de semana voltou à rotina, com os candidatos percorrendo os bairros e apresentando os planos de governo. Agora é com eles.

Guidi foi testar nos bairros a popularidade

Pelos bairros e no Estádio Heriberto Hülse, a campanha de Guidi segue “jogando o jogo”, pela conquista do jogo / Foto: Assessoria de Imprensa

Após a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro em Criciúma, a movimentação da campanha se volta para as visitações nos bairros. A coligação Criciúma de Todos, encabeçada por Ricardo Guidi e Acélio Casagrande, foram testar a popularidade alcançada percorreram bairros da cidade, levando o Plano de Governo para as pessoas, apresentando propostas e ouvindo as demandas. Sendo assim, faltando 13 dias para a eleição, seguir ao lado de apoiadores e dos candidatos a vereadores em direção aos bairros se torna uma importante iniciativa. Foi o que viram no final de semana, os eleitores dos bairros Mineira Nova e Mineira Velha, Quarta-Linha, Nossa Senhora da Salete, Santa Bárbara, Argentina, Maria Céu, Santa Luzia, Santo Antônio, Verdinho, Vila Esperança. E sim, cada minuto é crucial no tempo em que resta para os candidatos aprofundarem suas conquistas junto aos eleitores. “São nessas visitas que também ouvimos o desejo de cada bairro e as demandas da nossa gente”, colocou Guidi.

Concentração nas ruas é também estratégia de Vaguinho

Caminhada da coligação “Criciúma Acima de Tudo” pelas principais vias

O final de semana para a Coligação “Criciúma Acima de Tudo” também seguiu o rito das caminhadas, principalmente pelas ruas centrais, e que se transformou em mais um ato de mobilização e união de apoiadores da campanha dos candidatos a prefeito, Vaguinho Espíndola (PSD), e vice Salésio Lima. Para Vaguinho, a proporção da mobilização do sábado (21) mostra o quanto os cidadãos preferem continuar apoiando quem está próximo e vive a cidade todos os dias. A proposta é para que Criciúma mantenha o crescimento proporcionado até agora pelo governo do prefeito Clésio Salvaro. O candidato também fala em injustiça, com a prisão do prefeito. Tanto que a caminhada do sábado também manteve o tom de protesto por conta da detenção de Salvaro, que foi mantida pela Justiça na semana passada.

Primeiro comício de Neguinho e Érico em Forquilhinha

Em Forquilhinha a Coligação ‘Pra Forquilhinha não parar’, que tem como candidato à reeleição o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, ao lado do candidato a vice Érico D’Amorim, tem reunido centenas de moradores, lideranças políticas, comunitárias e apoiadores. Foi assim, num primeiro comício feito na semana passada, no bairro Vila Franca. Na ocasião, o O Prefeito elencou inúmeras realizações em diversos setores executadas na atual Gestão, entre elas ações na saúde, agricultura, educação, infraestrutura, e comemorou o crescimento do Índice de Movimento Econômico. “Até o final deste mandato vamos ter investido R$ 600 milhões em obras e melhorias para a cidade, inédito para um Município com 32 mil habitantes”, disse Neguinho. A promessa para esta semana, será o lançamento de um projeto inovador: o ‘Saúde em Casa’, com equipe multiprofissional para atender em casa aos acamados e idosos que possuem dificuldades de locomoção. O Comício contou com a presença dos candidatos a vereadores da Coligação PSD, União Brasil, Republicanos, PSDB e Partido dos Trabalhadores.