7 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Fátima Guimarães

Canções tradicionais alemãs com entrada gratuita

Foto: Divulgação

Imigração Alemã

Como parte das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (1824 – 2024), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Comissão do Programa de Comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã, promove no dia 23 de julho, às 19h30, um evento especial no Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Na ocasião, com a participação de autoridades e convidados, haverá um show da banda Treml, de São Bento do Sul.

A histórica banda conta com mais de 110 anos de existência. No repertório da Treml estão canções tradicionais alemãs. A entrada é gratuita.

 

Encontros gratuitos

Promover um debate, questionar e compreender o que os artistas buscam transmitir com os trabalhos artísticos, são alguns dos temas abordados durante uma Roda de Conversa. Em julho, a Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, promove dois encontros gratuitos para falar sobre a exposição “Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann”.

O primeiro será na quarta, dia 17. A partir das 19h, a artista Juliana Hoffmann recebe as artistas convidadas que apresentam obras no Jardim. Clara Fernandes, Ilca Barcellos, Jea Voss, Laís Krücken, Lena Peixer, Meg Roussenq, Rosana Bortolin, Sara Ramos e Yara Guasque que vão falar sobre os trabalhos produzidos em diversos materiais, como cerâmica, arame, plantas, madeira, ninhos, galhos e metal, e como eles têm relação com as obras da Juliana.

Já no dia 31, a Roda de Conversa terá a presença da artista Juliana Hoffmann e dos curadores Raul Antelo, Rosângela Cherem e de Bianca Tomaselli, que selecionaram as mais de 40 obras que são apresentadas em três espaços do Casarão.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, e a exposição “Exaptações, a obra de Juliana Hoffmann” pode ser visitada até 14 de agosto de 2024, de segunda a sexta, das 13h às 19h. A entrada é gratuita. Colaboração Juliano Zanotelli.


Vozes do Exilio

Segue até o dia 30 de julho, na Sala Lindolf Bell do Centro Integrado de Cultura (CIC) a exposição “As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino”, das artistas Ana Terra Vignes e Paula Schlindwein. Selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo SC D+ 2023, a mostra tem curadoria de Lara Janning; texto de Lara Janning e Jayro Schmidt; foto de Sergio Vignes; trilha sonora original de Bruno Moreira; design gráfico de Thiago Mates; e design gráfico e edição de vídeo de Eduardo Willrich Schlindwein. A exposição conta com recursos de acessibilidade em braile.

Com Nüwa, Medusa, Penélope, Aracne e tantos outros mitos, Ana Terra Vignes e Paula Schlindwein, utilizando desde o fino corte da lâmina a delicada e afiada agulha, denunciam a experiência social marginalizada e o silenciamento, explicitando a resiliência e luta das mulheres através da história. A exposição tem classificação indicativa de 10 anos.


Maria da Ilha

A 2ª Edição da Feira Gastronômica Itinerante de Economia Criativa “Maria da Ilha” homenageia Antonieta de Barros, a primeira deputada negra do país. O evento ocorrerá no Parque da Luz, em Florianópolis, no dia 4 de agosto, das 10h às 20h, com entrada gratuita. Proposta pela Associação Florianopolitana de Food Truck e produzida pela MDois Eventos, a feira visa divulgar artesanato, prestigiar produtores locais e valorizar cervejarias artesanais.

Com cerca de 40 expositores confirmados, o evento contará com food trucks associados e atrações para todas as idades, como grupos de teatro e shows. Além disso, a feira terá setores inovadores e criativos, como a presença de carros elétricos, promovendo arte, cultura e sustentabilidade.


Ilustradores e entusiastas

O Ciclo de Oficinas gratuitas promovidas pela Fundação Cultural BADESC está com inscrições abertas para a Oficina de Introdução à Aquarela. Artistas, estudantes, designers, ilustradores e entusiastas sem ou com conhecimento básico da técnica podem se inscrever. As vagas são limitadas e o formulário está no site da Fundação.

Ministrada pela artista Gabriela Luft, a oficina vai abordar temas como materiais para aquarela, técnicas básicas da pintura, texturas e ilustrações de nível simples. Os encontros, com carga horária de 6h, acontecem no período da tarde nos dias 23 e 25 de julho de 2024. Devido a alta procura, uma nova turma será aberta para os dias 6 e 8 de agosto. As inscrições vão estar disponíveis no site da Fundação.

Em 2018, em Florianópolis, publicou o livro de aquarelas Floripa, sua Linda! e em 2022 publicou o livro de colorir Os Encantos de Floripa. Atualmente, coordena o Garage Atelier, em Florianópolis, um espaço múltiplo que une arte, cultura e arquitetura.