Neste domingo (2), durante as Eleições de 2022, o candidato a Deputado Federal pelo Partido Liberal, Maikon Costa, foi detido em flagrante, pela Polícia Militar (PM), pelo delito de suposta prática de crime de boca de urna, cometida em um colégio eleitoral do bairro Carianos, em Florianópolis.
De acordo com a PM, o candidato ficava na entrada do colégio e supostamente provocava constrangimento nos eleitores que passavam por ele. Também por vezes manipulou material de campanha e de forma dissimulada trocava ou aliciava pessoas a colocarem material de campanha adesivado afixado em seu corpo, o que era facilitado pelo seu posicionamento.
Em nota, a PM afirma que “o ato foi demonstrado através de vídeo ao juiz eleitoral que entendeu que aquela prática seria perniciosa e, por isso, junto do histórico de outras ocorrências, foi feita a detenção do candidato e a condução pela PMSC para a Polícia Federal para a lavratura do termo circunstanciado referente ao fato”.
É importante ressaltar que o candidato já havia sido, na parte da manhã, orientado por três vezes pela Polícia Federal, Justiça Eleitoral e pela própria Polícia Militar, mas mesmo assim ele persistiu nessa conduta, vindo a ser detido no período da tarde.
Confira algumas das imagens enviadas para a Justiça Eleitoral, denunciando o candidato: