2 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Cardiologia: doenças e tratamentos serão temas de palestras ao longo desta semana

XIX Congresso Catarinense de Cardiologia acontece entre quinta-feira (3) e sábado (5) no SOS Cardio

Entre quinta-feira (3) e sábado (5) desta semana, o SOS Cardio oferecerá palestras e espaços para debates sobre três temas da área da Cardiologia: Cirurgia robótica: já é uma realidade?; Cardio-oncologia: como tratar o câncer sem prejudicar o coração?; Cardiogenética: como a genética pode prever doenças do coração?

Médicos especialistas irão falar sobre esses temas nas palestras e explicarão os riscos que algumas condições cardíacas podem oferecer e como trata-las.

Para realizar a inscrição, acesse o link.

Temas e palestrantes

Cirurgia robótica na cardiologia: já é uma realidade?

  • A cirurgia robótica vem mudando o jeito de tratar doenças do coração. Com cortes menores e recuperação mais rápida, ela promete mais segurança para os pacientes. Durante o congresso, o Dr. Sérgio Almeida vai falar sobre o uso do robô Da Vinci X e como essa tecnologia está revolucionando os procedimentos cardíacos.

Cardio-oncologia: como tratar o câncer sem prejudicar o coração?

  • Cada vez mais, os tratamentos contra o câncer exigem um olhar atento para o coração. A cardio-oncologia busca evitar que quimioterapias e radioterapias causem problemas cardiovasculares, garantindo mais segurança para os pacientes oncológicos. O Dr. João Pedro Passos vai explicar como essa área ainda nova está crescendo e se tornando essencial na prática médica.

Cardiogenética: como a genética pode prever doenças do coração?

  • Já pensou descobrir riscos cardíacos antes mesmo dos sintomas aparecerem? A cardiogenética permite identificar doenças hereditárias e personalizar tratamentos, trazendo um olhar mais preventivo para a cardiologia. O Dr. André Pacheco vai falar sobre esse campo promissor e o impacto que ele pode ter na medicina do futuro.
Foto: Divulgação

Mortes por doenças associadas preocupam

De acordo com pesquisa, 400 mil óbitos são registrados anualmente no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares. Isso indica que uma pessoa morre a cada 90 segundos no país. Por isso, consultas e medidas preventivas são tão importantes. Desses óbitos, 80% poderiam ser evitados. No entanto, cerca de 23% da população brasileira nunca realizou uma consulta com um cardiologista, elevando o risco.

Os dados no Estado também são preocupantes: só nos primeiros 7 meses de 2024, o SAMU registrou 35.018 atendimentos por problemas cardíacos. As regiões com mais registros são o Alto Vale do Itajaí, com 7.074 casos, e Grande Florianópolis, com 6.825 casos.

           

             

Santa Catarina dá início à safra do pinhão

Cerca de 30% dos produtores rurais da Serra catarinense tiram sustento da semente

Iniciou oficialmente neta terça-feira (1º) a temporada da safra de pinhão em Santa Catarina. Esta deliciosa semente que vem do alto dos pinheiros araucárias serve de sustento para cerca de 10 mil famílias que residem nos 18 municípios da Serra catarinense. Este número corresponde a 30% do total de produtores rurais contabilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na região.

Continue lendo