22 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Carlos Moisés coloca governo à disposição para propor emendas no orçamento

Surpreende-me positivamente a conduta do governador Carlos Moisés (Republicanos). Pois, ainda na última sexta-feira (25), ele encaminhou ofício ao governador eleito Jorginho Mello, colocando o governo à disposição para propor emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA). Notem bem a preocupação dele, ou seja, dar ao novo governo a possibilidade do cumprimento de compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, destacando especialmente as propostas de políticas públicas dirigidas à população mais carente. Moisés ainda incluiu no documento a preocupação com o “Programa Faculdade Gratuita”, que prevê a gratuidade do ensino em todo o Sistema ACAFE. Mais interessante ainda é a argumentação do Governador, ao salientar a questão do calendário do Poder Legislativo para o trâmite das matérias em final de exercício. Sendo assim, menciona que a resposta deve se dar em prazo razoável, para que seja possível a readequação das receitas e despesas, definindo em tempo hábil as fontes de recursos para os projetos da futura gestão. Confesso que nunca havia visto atitude assim de um governante às vésperas de deixar o cargo. (Foto: Oneres Lopes/Amures)

Política e as incertezas futuras

Manifestos em Lages / Foto: divulgação

Os manifestos contra o resultado das eleições presidenciais ainda prosseguem em vários pontos do território nacional. Há incertezas sobre o que ainda pode acontecer daqui para frente. Os manifestantes acreditam que alguma coisa deve acorrer, e depositam no presidente Jair Bolsonaro, total confiança. Caso contrário, a decepção será eminente. A bem da verdade, o sentimento é de que o futuro próximo será nebuloso, seja qual for o destino do país, a ser consolidado.

Copa do Mundo X Covid-19

O assunto não trata de política. Mas, não poderia eu deixar de dar um “pitaco” no assunto. Observo o noticiário dando conta de que mais brasileiros estão testando positivo para a covid-19 nas últimas semanas. Segundo informação trata-se de casos oriundos de uma nova onda da doença, que veio junto a duas novas subvariantes da ômicron, a BQ.1 e a XBB. Fontes informam que já tem causado impacto na Europa, na China, nos Estados Unidos e agora começa a crescer no Brasil. Curiosamente, nada se fala de covid-19 no Qatar, onde transcorrem os jogos da Copa do Mundo. Imagino que as tais novas variantes ainda não chegaram ao país do Mundial.