Fotos: PMRv/Divulgação
Três suspeitos devem responder por maus tratos
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) flagrou, na manhã desse sábado (26), um carro portando seis galos e uma série de utensílios utilizados em “rinhas de galos”, atividade ilegal enquadrada como maus tratos a animais na Lei dos Crimes Ambientais. O flagrante ocorreu na SC-390 em Campo Belo do Sul, na Serra catarinense.
De acordo com a PMRv, os animais foram descobertos após policiais darem ordem de parada a um Renault Clio com placas de Caçador. O veículo seguiu ainda por cerca de 50 metros antes de parar, o que levantou ainda mais a suspeita dos policiais.
Dentro do carro estavam o motorista, de 56 anos de idade, um passageiro de 80 e outro de 28 anos. Ainda, dentro do carro os policiais verificaram a presença dos galos, com as patas amarradas e sendo transportados no interior do veículo, além de três pintinhos em uma caixa de papelão.
Foram encontrados também esporas de plástico e metalizadas, além de frascos de medicamentos e seringas para aplicação medicamentosa. Segundo a PMRv, esses utensílios são comumente utilizados em animais de rinhas. Alguns dos animais também apresentavam lesões e características de utilização em brigas.
Durante entrevista, os suspeitos passaram informações desencontradas sobre a origem e propriedade dos animais. Todavia, foi relatado que os galos seriam entregues a um homem em um local próximo à Barragem da Paiquerê, em Campo Belo do Sul.
Os policiais passaram o caso à CIDASC, à Polícia Militar Ambiental e à Central de Plantão Policial de Lages. Os animais e objetos foram conduzidos à Central de Plantão Policial para as devidas providências. Ninguém foi preso.